O circo é uma festa. Aproveite!

Pode não ser o maior espetáculo da terra mas, com certeza, o circo é um dos melhores. Seu mundo, cheio de magia, diverte há séculos adultos e crianças. A partir dessa quinta (26), diversão circense é o que não falta na nossa cidade, quando tem início a 10ª Mostra de Circo do Recife.  A festa começa a partir das 16h. Na programação, constam espetáculos e vivências circenses (estreladas por grupos familiares de circos itinerantes), trupes, escolas, companhias e artistas independentes que mantêm viva essa arte de resistência em Pernambuco. O acesso é gratuito. Esse ano, a Mostra não se limitará ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Será estendida a outros locais, como o Teatro Hermilo Borba Filho e Aenida Rio Branco, ambos no Bairro do Recife.

Hoje a brincadeira começa mais cedo, no Sítio Trindade. A partir das 15h, o Circo Disney apresenta o espetáculo O Circo da Família Vidal.  Às 19h, o espetáculo Histórias de um Pano de Roda levará para o Teatro Hermilo Borba Filho a história de um velho palhaço, que compartilha saberes com um jovem aprendiz, com o objetivo de perpetuar sua arte. A troca entre eles é permeada por números circenses e depoimentos reais de artistas, fazendo do espetáculo um testemunho fiel da magia e da força do circo, na teoria, na prática e na emoção de cada trupe. Na sexta-feira (27), também a partir das 15h, o Sítio Trindade recebe outra tradicional trupe circense: o Millenium Circus apresentará ao respeitável público recifense O Mundo Mágico do Palhaço Nervosinho.

Todas as atividades do Festival do Circo promovido pela Prefeitura são de graça e incluem palhaços, mágicos, malabares

No sábado (28), a 10ª Mostra de Circo do Recife e o Festival Internacional de Mágica (FIM) têm encontro marcado no picadeiro do Sítio Trindade. A partir das 19h30, algumas das atrações do Festival apresentarão seus números dentro da programação da Mostra. Mais cedo, a partir das 15h, as tradicionais trupes do Montagem Circus e do Circo Nawellington apresentam os espetáculos O Sonho do Palhaço Preguinho e Um Show de Riso e Alegria. No domingo (29), a Mostra de Circo vai montar a lona na Avenida Rio Branco, reforçando a programação do Recife Antigo de Coração. Entre as 9h e as 10h e das 11h às 16h, haverá apresentações de números de malabares, perna de pau e palhaços, entre outros. O público também poderá experimentar a emoção do picadeiro, participando de vivências de trapézio, lira e acrobacia.

Hoje (25), a 10ª Mostra de Circo do Recife inicia sua programação de atividades formativas gratuitas e dedicadas aos iniciados nas artes do picadeiro. Até o dia 27 de setembro, serão oferecidas quatro opções de oficinas, com aulas gratuitas, nos expedientes da manhã e da tarde, ministradas por artistas internacionais. Pela manhã, das 9h às 12h, acontecem as oficinas Acrobacia de Solo e Contorção, com aulas na Escola Pernambucana de Circo, que fica na Avenida José Américo de Almeida, nº 5, Macaxeira. Serão oferecidas 25 vagas para Acrobacia e 20 para Contorção. À tarde, entre as 14h e 17h, o Espaço Avoar, localizado na Rua vigário Tenório, nº 199, Recife Antigo, recebe as oficinas de Acrobacia Aérea e Parada de Mãos, com 20 e 15 vagas, respectivamente. As oficinas serão ministradas pelo russo Alexander Khudyakov e pela argentina Marisa Andrea Coriat, que participarão da programação devido a uma parceria entre a Escola Nacional de Circo e a Prefeitura do Recife. Para se inscrever, os interessados devem mandar e-mail  para oficinasmostradecirco@gmail.com, informando a oficina desejada, experiência no circo, nome completo, idade e telefone para contato.

Leia também:
Festival de Circo faz a festa no Recife
Circo de graça até domingo no Recife
Electra no Circo na João de Barros
Teatro, circo e dança de graça no Sesc

 Serviço
PROGRAMAÇÃO 10ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE
De 26 a 29 de setembro
No Sítio Trindade e no Recife Antigo 

DIA 26 (QUINTA-FEIRA)
S
ítio Trindade
15h – Espetáculo O Circo da Familia Vidal, do Circo Disney
Teatro Hermilo Borba Filho
19h – Histórias de um Pano de Roda, da Cia. Bricantes de Circo

DIA 27 (SEXTA-FEIRA)
Sítio Trindade
15h – Espetáculo O Mundo Mágico do Palhaço Nervosinho, do Millenium Circus 

DIA 28 (SÁBADO)
Sítio Trindade
15h – Espetáculo O Sonho do Palhaço Preguinho, do Montagem Circus
16h – Intervenção Transformers, do artista independente Nil
17h – Espetáculo Um Show de Riso e Alegria, do Circo Nawellington
19h – Intervenção Transformers, do artista independente Nil
19h30 – Mostra de números do Festival Internacional de Mágica (FIM) 

DIA 29 (DOMINGO)
Recife Antigo
9h às 10h – Intervencões e vivências circenses, na lona da Rio Branco
10h – Espetáculo Canções, Cancioentes e Caçarolas, da Cia 2 em Cena, na lona da Rio Branco
11h às 16h – Intervencões e vivências circenses, na lona da Rio Branco
16h – Mostra de números do Festival Internacional de Mágica (FIM), na lona da Rio Branco. Tendo o mágico Rapha Santacruz como cicerone e mestre de cerimônias, irão se apresentar: O Retirante (Jonathan Marinho), Lumiar (Marina Mahmood), Insônia (Bruno Luna), Duo Desmascarar (Jonatham Marinho e Ranielson Gomes)
18h – Espetáculo Cada Qual no Seu Quadrante, da Trupe Casarão das Artes, no Casarão das Artes (Travessa Tiradentes, nº 122, Recife Antigo)
19h – Cabaret Cia 2 em Cena, da Trupe Casarão das Artes, no Casarão das Artes (Travessa Tiradentes, nº 122, Recife Antigo)

Sítio Trindade
15h – Magia e Mistério do Circo Alakazam, do Circo Alakazam
17h – Intervenção Transformers, do artista independente Nil
18h – 115 Anos de Tradição, 3 Gerações no Picadeiro, do Circo Alves

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife Foto:
Foto: Daniel Tavares e Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.