“Bora Plantar?” dá 773 árvores ao Recife

São tantas as marcas do arboricídio na nossa cidade  – todos os dias, surge um tronco degolado em algum lugar – que o #OxeRecife tem mais é que comemorar qualquer iniciativa que tente reparar esses danos ao nosso patrimônio verde, tão importante para regular o clima da nossa cidade, já pontilhada de ilhas de calor. Hoje foi dia de Bora Plantar?, nos bairros de Casa Forte, Parnamirim, Tamarineira e Graças, todos na Zona Norte.

A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (Smas). O serviço, muito legal, oferta o plantio gratuito de mudas ao cidadão, desde que ele o solicite através do telefone 156. Por que o pedido oficialmente deve ser feito? Para evitar problemas como os do passado quando, por falta de planejamento, tínhamos árvores inadequadas em espaços públicos, como o fícus, por exemplo. Isso porque suas raízes danificam concreto, tubulações, asfalto, derrubam até muro, ou o que estiver por perto. Embora a árvore seja linda e exuberante, não é a indicada para espaços limitados como os de nossas calçadas.

Se você acha que sua rua está árida, desprovida de verde, telefone e peça o serviço. Os técnicos da Smas visitam o local, avaliam as espécies mais adequadas, levam e plantam as mudas. Felizmente são mudas altas, no tamanho adequado para evitar grandes perdas (e não aquelas com menos de dois palmos de altura, que a Emlurb costumava cultivar em áreas públicas). O Bora Plantar? foi lançado em 2019. E, desde então, já teve 773 pedidos atendidos. O número ainda é pouco para o que o Recife necessita. Mas é melhor do que nada. E todo verde é bem vindo. E o Bora Plantar? parece que está organizado. Tem até caminhão, com logotipo do programa, para transporte de mudas. Gostei.

Hoje foram plantadas sibipiruna, mororó, pau-ferro e ipê roxo. Um dos beneficiários dessa quarta-feira (11/9) foi Thiago Lins, solicitante do plantio em Casa Forte. Ele trabalha como mecânico na loja L2 Bike Shop, que fica na Rua Jerônimo de Albuquerque onde, aliás, o #OxeRecife já registrou árvores decepadas. Não é à toa, portanto, que Thiago tenha reclamado do calor constante que sente no local. “Tive a ideia de solicitar o plantio de uma árvore aqui na frente da loja, pois além de proporcionar sombra e beneficiar a arborização da cidade, também deixa o Recife mais verde e bonito para todos”, revelou. Veja mais sobre o Bora Plantar? e arborização nos links abaixo do Leia também.

Leia também:
Bora Plantar? mobiliza Zona Norte
Bora Plantar? Chame o 156
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Maratona Verde já começou
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Vem aí a Maratona Verde com 10 mil mudas para o Recife do Arboricídio
Parem de derrubar árvores (164)
Parem de derrubar árvores (168)
Parem de derrubar árvores (3)
Parem de derrubar árvores (5)
Parem de derrubar árvores (6)
Parem de derrubar árvores (10)
Parem de derrubar árvores (14)
Parem de derrubar árvores (20)
Parem de derrubar árvores (24)
Parem de derrubar árvores (25) 
Parem de derrubar árvores (29)
Parem de derrubar árvores (31)
Parem de derrubar árvores (37)
Parem de derrubar árvores (42)
Parem de derrubar árvores (47)
Parem de derrubar árvores (52)
Parem de derrubar árvores (82)
Parem de derrubar árvores (87)
Parem de derrubar árvores (92)
Parem de derrubar árvores(93)
Parem de derrubar árvores (95)
Parem de derrubar árvores (107)
Parem de derrubar árvores (113)
Parem de derrubar árvores (115)
Parem de derrubar árvores (152)

Serviço
Programa Bora Plantar?
Como solicitar: através do telefone 156

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Smas/ Bora Plantar?

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.