“Bora Plantar” mobiliza Zona Norte

Uma boa notícia para o Recife, tão marcado pelas chagas do arboricídio. Na quarta-feira (11), quatro bairros da cidade estarão recebendo os serviços do Programa Bora Plantar ?, desencadeado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, com o objetivo de tornar a cidade mais verde e mais aprazível.

Os plantios ocorrerão nos bairros de Casa Forte, Parnamirim, Tamarineira e Graças. De acordo com a Smas, a ação foi solicitada por moradores dessas localidades, todas na Zona Norte do Recife. Entre as espécies que serão plantadas, encontram-se: sibipiruna, mororó,pau-ferro e ipê roxo. De acordo com a Smas, o Bora Plantar já permitiu  o plantio de 773 mudas na capital, em 2019. A ação tem início às nove da manhã, na Rua do Futuro, em frente ao número 480, no bairro das Graças. Querer plantar, não é tudo. É preciso saber o que plantar também.

Isso porque há espécies que não inadequadas para os espaços disponíveis. O que tem me chamado a atenção, também, nesse projeto é o tamanho das mudas, pois não faz muito tempo,  era comum que as  áreas públicas recebessem mudas com tamanho inferior a dois palmos. Resultado: grande parte  que não sobrevivia. Pelo menos, agora elas possuem o tamanho indicado para áreas públicas.  O titular da Smas, José Neves, tem participado pessoalmente da campanha (foto acima à esquerda). Os quatro bairros beneficiados na quarta já foram alvos de registros dentro da campanha Parem de Derrubar Árvores, do #OxeRecife, que vive de olho na ação da motosserra insana nas ruas, praças e jardins da nossa cidade. A iniciativa do dia 11  foi solicitada por moradores dessas localidades, através do telefone 156, disponibilizado para que a população tenha acesso a esse tipo de serviço. Ironicamente o telefone é da Emlurb, órgão apontado por podas exageradas e erradicações que poderiam ser evitadas. Esse ano,  a Smas também lançou a Maratona Verde, com o objetivo de plantar 10 mil mudas no Recife. Segundo a Smas, a meta foi cumprida.

O programa Bora Plantar? faz parte do Plano de Arborização da Capital. E e visa ordenar e planejar o plantio de árvores no município. “Além disso, o Bora Plantar? tem o objetivo de incentivar o plantio, ampliar a vegetação e fomentar o paisagismo dos espaços de uso coletivo na cidade”, informa a Smas. O projeto atua de duas maneiras: através do 156 e de acordo com o planejamento da própria Smas. Entre os critérios utilizados para escolha dos locais de plantio, estão aqueles com baixa cobertura do verde e elevada temperatura de superfície, além de vias com rotas cicláveis. Ao ligar para o 156, o solicitante abre um protocolo para análise. A partir daí, técnicos ambientais da Smas vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas na área sugerida pelo morador. Segundo a Smas, todo o processo demora em média 20 dias. E é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio. Se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados. Então, Bora Plantar? Nos links abaixo, há registros de árvores que foram erradicadas nas Graças, Tamarineira, Casa Forte, Parnamirim.

Leia também:
Bora Plantar? Chame o 156
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Maratona Verde já começou
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Vem aí a Maratona Verde com 10 mil mudas para o Recife do Arboricídio
Parem de derrubar árvores (164)
Parem de derrubar árvores (168)
Parem de derrubar árvores (3)
Parem de derrubar árvores (5)
Parem de derrubar árvores (6)
Parem de derrubar árvores (10)
Parem de derrubar árvores (14)
Parem de derrubar árvores (20)
Parem de derrubar árvores (24)
Parem de derrubar árvores (25) 
Parem de derrubar árvores (29)
Parem de derrubar árvores (31)
Parem de derrubar árvores (37)
Parem de derrubar árvores (42)
Parem de derrubar árvores (47)
Parem de derrubar árvores (52)
Parem de derrubar árvores (82)
Parem de derrubar árvores (87)
Parem de derrubar árvores (92)
Parem de derrubar árvores(93)
Parem de derrubar árvores (95)
Parem de derrubar árvores (107)
Parem de derrubar árvores (113)
Parem de derrubar árvores (115)
Parem de derrubar árvores (152)

Serviço
Programa Bora Plantar?

Ação: Plantio
Data: 11.09.2019 (quarta-feira), às 9h
Onde: início pela Rua do Futuro, 480, Graças
Como solicitar: através do telefone 156

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Smas

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.