Foto: Inaldo Lins/Prefeitura do Recife

“Véio” Mangaba no Santa Isabel

Figurinha tarimbada nos palcos do Recife, e um dos palhaços de pastoril (de ponta de rua) mais em evidência no Recife, o Véio Mangaba é a atração de amanhã (9/9) no Projeto Santa Isabel em Cena, que ocorre sempre às terças, na mais tradicional casa de espetáculos do Recife. O horário é 14h. O Véio Mangaba é ninguém menos do que o multiartista Walmir Chagas, que também é músico, cantor e ator dos bons. Como “véio’, ele mostra o encanto e a graça dos diálogos e cancioneiro do pastoril profano, aquele em que o mestre de cerimônia do grupo brinca com a plateia, cantando e contando músicas e piadas picantes.

O Teatro Santa Isabel em Cena tem como um dos objetivos aproximar e formar público para o teatro. O projeto é destinado a escolas, ONGs, centros comunitários, grupos artísticos e público em geral. Nele, as pessoas são convidadas a conhecer o teatro além do palco, visitando coxias, camarins, salão nobre e outras de pendências do TSI. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Recife. Os visitantes também são convidados a dialogar com os artistas convidados para recepcionar o público. O TSI esclarece, no entanto, que para fazer o tour pelo teatro, é preciso agendamento, porque a disponibilidade de vagas é limitada.   Agora, para o espetáculo, que tem entrada gratuita, a pessoa pode chegar e assistir. Tudo de graça. O tour começa às 14h. Às 15, o  Véio Mangaba já deve estar no palco, aprontando as suas.

Já assisti vários espetáculos de Walmir Chagas, desde apresentações musicais, até pastoris e peças teatrais como Sou feio e moro longe e Saudosiar, ambas imperdíveis e nas quais quase morri de rir. É um artista completo. Ele se mostra animado com a oportunidade de apresentar sua criação para novas gerações. “Sempre gostei de atrelar o meu trabalho artístico-cultural à educação e à cidadania. Vou mostrar um pouco do universo do artista popular, mambembe, do palhaço de rua – que também faz o papel de apresentador, de animador”, informa Chagas. Ele será acompanhado por quatro músicos. A conversa com o público será permeada pela execução de cocos, frevos, cirandas, sambas e outros ritmos locais e nacionais

O Projeto de Educação Patrimonial – Santa Isabel em Cena é destinado a instituições de ensino, ONGs, centros comunitários, grupos artísticos e demais interessados. Durante o encontro, sempre realizado às terças-feiras, os visitantes passeiam pelos pavimentos do Teatro de Santa Isabel e tomam contato com sua deslumbrante arquitetura. Em seguida, assistem a uma apresentação cultural gratuita, com o objetivo de aproximá-los das linguagens artísticas (teatro, dança, música, cultura popular). Escolas e instituições interessadas em participar do Santa Isabel em Cena podem solicitar agendamento de visita por meio do endereço eletrônico: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com  .

Leia também:
Santa Isabel de roupa nova
Santa Isabel muda a programação
Santa Isabel tem Problemas Inculturais
Quinteto Violado celebra cem anos de Jackson do Pandeiro no Sítio Trindade
Véio Mangaba vira palhaço insone
Saudosiar é imperdível: não deixe de ir

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inaldo Lins / Divulgação / PCR

Serviço:
O quê: Santa Isabel em Cena
Atração: V
éio Mangaba
Local: Teatro de Santa Isabel
Data: Terça, 10 de setembro às 14h
Entrada gratuita por meio de agendamento
Realização: Teatro de Santa Isabel – Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura
Cidade do Recife
Maiores informações através do telefone: (81) 3355-3324
www.teatrosantaisabel.com.br 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.