Ciência cada vez mais popular chega a praça e a shopping center. Vamos?

Democratizar o conhecimento é sempre uma coisa muito boa. Infelizmente, ainda se encontra muita gente no mundo acadêmico encastelada em “torres de marfim”, que não repassa o que aprendeu como deveria. Mas isso vem mudando. Vários eventos mostram esforços para popularizar a história, a cultura, a ciência. Um deles é Projeto Ciência na Praça, que acontece a partir das nove da manhã do sábado (7) na Praça Pinto Damaso, mais conhecida como Praça da Várzea,  na Zona Oeste do Recife.

A iniciativa é de pesquisadores da unidade da Fundação Osvaldo Cruz no Recife. A Fiocruz, como vocês sabem, é uma das instituições científicas mais respeitadas do Brasil e conceituada no exterior. O projeto existe desde julho de 2019. O evento tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Afoc) e faz parte de um movimento mundial pela popularização da ciência, segundo informa o coordenador do Projeto, Gabriel Wallau.

No sábado, 7/9, a equipe será formada de dois pesquisadores e seis educadores. Eles vão abordar a importância da ciência para a população. E entre outros temas, vão falar de vacinas, como se faz ciência, fake news, entre outros temas. O projeto terá continuidade a cada 2 meses em uma praça diferente da cidade de Recife. Quem for ao local, ainda pode conferir o paisagismo da Praça da Várzea, idealizada por Roberto Burle Marx (1909-1994), que ali fez intervenções entre 1936 e 1937. A praça possui 6.642 metros quadrados e é um dos 15 jardins históricos implantados pelo paisagista no Recife.

Outra iniciativa interessante, que nada tem a ver com a Fiocruz,  mas também relacionada com a ciência, neste final de semana, acontece no Camará Shopping, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, onde a população pode conhecer melhor alguns integrantes do Sistema Solar. É que a Sociedade Astronômica do Recife vai levar telescópios para o Terraço Panorâmico do Camará Shopping para que o público possa observar os planetas Júpiter e Saturno. Será das 18h às 20h.  A ação é gratuita e vai contar com a presença de monitores que vão auxiliar os interessados e dar noções básicas sobre os dois planetas. E até o próximo domingo (8), o Camará recebe o projeto Planetário Digital. O espaço exibe o filme Da Terra ao universo, da European Southern Observatory (ESO), que fala sobre as descobertas da astronomia. A atração tem ingresso ao valor de R$ 10 e funciona das 10h às 20h (hoje e amanhã) e das 12h às 20h (domingo). O Planetário Digital é indicado para toda a família.

Serviço:
Ação da Fiocruz

O quê: Ciência na Praça 
Onde: Praça Pinto Damazo (Praça da Várzea), Várzea, Zona Oeste do Recife
Quando: a partir das nove horas do sábado, 7 de setembro

Ação da Sociedade Astronômica do Recife
O quê: Conhecendo o Sistema Solar
Onde: Camará Shopping, na Rua Manoel Honórato da Costa, 555, Camaragibe, Região Metropolitana
Quando: Sábado (7/9)
Quanto: gratuito
E mais: exibição do filme Da Terra ao universo, no mesmo Shopping, com entrada de R$ 10,  sábado (10h às 20H) e domingo (das 12h às 20h)

Leia também:
Arte monumental & natureza generosa
Boi da Mata agita Várzea
Carnaval da (R)existência na Várzea
Sábado tem “Sangue Negro” na Várzea
Rock para crianças na Várzea
Cantata com frevo de bloco na Várzea
Pelas terras da Várzea: volta ao passado
Livro mostra jardins históricos do Recife 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Fiocruz / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.