Blue Jeans: “Negro em Cada Canto” mostra presença afro nas Américas

Depois de bombar com  Pernambuco é Meu Canto, o Grupo Blue Jeans está de volta ao Projeto Música no Palácio, quando se apresenta a partir das 10h do próximo domingo (9 de setembro), no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.  A iniciativa é do Conservatório Pernambuco de Música, que não mede esforço para democratizar o acesso da população à cultura musical. Se em agosto de 2018 o Blue Jeans dedicou o show a clássicos do cancioneiro pernambucano, neste final de semana é a música afro que está em pauta, com Negro em Cada Canto, mostrando a influência africana na formação musical das três Américas.

“A primeira parte do recital vai mostrar uma canção típica africana, que exalta toda a riqueza e colorido musical da África”, informa  Ernandes Candeia, professor do CPM e coordenador do grupo. Depois, os músicos contam a ida do povo negro para a América do Norte, mostrando ritmos de sua herança: jazz, funk, gospel e negro espiritual. A segunda parte aborda a presença negra na América Central e do Sul, expondo ritmos como Cumbia, Calypso, Reggae e Tango. Entre sucessos que serão revividos encontram-se Uptown Funk e One Love, que ficaram famosas nas vozes de Bruno Mars e Bob Marley, respectivamente. Outro que será lembrado é a moderna canção pop latina Despacito.

Na terceira parte do show, vem a presença da África no Brasil, através do Samba, do Maracatu e do Frevo. Em 2018, o Blues Jeans levou a plateia ao delírio entoando as principais músicas do cancioneiro pernambucano no Palácio do Campo das Princesas.  Mas o que mais surpreendeu foi a execução da breguíssima e popularíssima Garçom, de Reginaldo Rossi, com tratamento mais erudito e arranjo musical sofisticado. O público delirou.  O grupo Blue Jeans foi criado em Agosto de 2016 e integra o núcleo de grupos vocais do Conservatório Pernambucano de Música. É  formado apenas por jovens do sexo masculino. E canta na clássica formação para coros masculinos: primeiro e segundo tenor, barítono e baixo. O grupo tem buscado privilegiar em seu repertório a música brasileira.  “Para isso conta com arranjos muitas vezes feitos com exclusividade para esta formação”, explica Ernandes.

Em julho de 2018, o Blue Jeans estreou o espetáculo Pernambuco é o meu Canto, que apresenta músicas de compositores pernambucanos em ritmos característicos do Nordeste do Brasil. No ano passado, o show foi apresentado no Música no Palácio.  E a empolgação do público foi tanta, que ao brindar os pedidos de bis, teve até  sucessos da Jovem Guarda, como Meu Carro é Vermelho (ver vídeo). O BlueJeans tem se apresentado em diversos  eventos na Região Metropolitana do Recife. E também em outras capitais do Nordeste. No momento, prepara-se para divulgar a Música  Pernambucana em turnê no sul do País. Veja um trecho da apresentação do grupo, no Projeto Música no Palácio, em 2018, durante o recital  no Campo das Princesas:

Leia também:
“Pernambuco é meu canto” bombou
Programa nota 10 só me custou R$ 2
Igreja e Palácio com domingo musical
Campo das Princesas abre para a música
Visite o Palácio e ganhe um concerto
Domingo verde e musical
Igreja e Palácio com domingo musical
Saudosismo de musicais lota Palácio
Elis rediviva duas vezes no Recife
Arthur Philipe trocou a carreira camerística pela música popular
Música no Palácio tem tributo a Nat King Cole
Domingo musical na Igreja e no Palácio
Concerto de música barroca no Palácio
Um domingo de música no Palácio
Música no Palácio Bombou hoje
Música no Palácio: do chorinho ao frevo
Repertório junino no Música no Palácio
Palácio atraiu bikes e andantes
Música no Palácio tem tributo a Nat King Cole
Música no Palácio: MPB, blues e baião
 

Serviço:
O quê:  show “Negro em Cada Canto” no Projeto Música no Paláxio
Com quem: Grupo Blue Jeans, do Conservatório Pernambucano de Música 
Local: Palácio do Campo das Princesas
Horário: 10h
Entrada Gratuita

Texto e vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Conservatório Pernambucano de Música  

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.