Entra Apulso no palco: “Pode entrar”

A comunidade é simples, mas está implantada em um dos bairros mais sofisticados da capital pernambucana: o de Boa Viagem, na Zona Sul. E fica ao lado do Shopping Center Recife, um dos templos de consumo da cidade. Agora, a Entra Apulso e o centro comercial dão-se as mãos, para um projeto comum, o Dança Pulsante, que chega ao palco com o espetáculo Pode Entrar. A apresentação acontece às 19h da sexta-feira (6/9), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, no mesmo bairro. Os ingressos são baratinhos; R$ 15.

A iniciativa é do Instituto Shopping Center Recife, o braço social daquele grande centro de compras. Já o espetáculo parte do princípio que as memórias de uma comunidade são sempre dignas de se tornarem grandes histórias. “Pode Entrar aborda lembranças, vivências, raízes e a pulsação que movimenta a comunidade de Entra Apulso”, informa o Instituto. Traz, portanto, o olhar de quem cresceu naquela comunidade e retrata experiências pessoais, perspectivas de vida e possíveis caminhos para se desenvolver no local.  “Passando pelo histórico de tradições e manifestações culturais, até as recentes descobertas, que se mostram diante de novos desafios, destacando o forte anseio de transpassá-los”, dizem os responsáveis pelo espetáculo.

Preconceitos e estereótipos enfrentados diariamente também estão presentes, como uma maneira de questionar e expor: “meu lugar faz parte do que sou, mas não define nada sobre mim”.

O espetáculo mostra também as histórias de diversas mulheres chefes de família, algo que se tornou marcante na forma como a comunidade se construiu. Um desses exemplos são as diversas lavadeiras que, durante anos, sustentaram famílias inteiras com seu suor e força das mãos. Com a maioria de suas formações familiares chefiadas por mulheres, a força e beleza desta característica toma seu lugar na montagem. O enredo se trata, essencialmente, de lembranças, memórias vivas e histórias pulsantes. Crenças de que tempos melhores estão sendo construídos, pouco a pouco, a partir da cultura, da convivência e do respeito.

Leia também:
Quando a dor do câncer vira dança
História de Brasília Teimosa vira dança
Dança sobre a vida depois da morte
Lembrança de Elis em Falso Brilhante
Chico Science redivivo no palco
“Cantor das multidões” no Barreto Júnior

Serviço
Espetáculo Pode Entrar
Dias: 06 de setembro, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Luiz Mendonça (parque Dona Lindu)
Ingressos: R$ 15 (valor disponível – segundo lote)
Pontos de venda: Instituto Shopping Recife
Informações: (81)3464-6885 | (81) 9 8934.0143 (Whatsapp)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lisboa / Divulgação/ Instituto Shopping Center Recife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.