Olha! Recife mostra Soledade e a influência estrangeira na arquitetura

As duas próximas edições do Projeto Olha! Recife contempla  bairros centrais da Capital, como o Recife Antigo, Boa Vista, Santo Antônio, São José e Soledade. O mais curioso, no entanto, fica por conta do domingo (8), quando o tour mostrará a influência de diferentes povos que passaram pela nossa cidade, principalmente portugueses e holandeses que tantas marcas deixaram na arquitetura do Recife.

O passeio sai da Praça do Arsenal às 9h do domingo. Entre os locais visitados encontram-se a Rua do Bom Jesus, a Ponte da Boa Vista, a Estação Central do Metrô (onde fica o Museu do Trem) e o Palácio do Campo das Princesas (sede do governo de Pernambuco). E ao contrário do que muita gente pode imaginar, não vai abordar só as heranças vindas de Portugal e da Holanda. Muitos povos deixaram marcas no Recife que serão revisitadas.

Hoje abrigando a sede do Iphan, o Paláciio da Soledade está no roteiro do Recife da próxima quarta-feira.

Segundo a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife – responsável pelo Olha! Recife – várias  nacionalidades serão revisitadas no domingo: inglesa, judia, holandesa, portuguesa, italiana,portuguesa, senegalesa, chinesa e árabe.  A presença de judeus e holandeses é  mais forte no Bairro do Recife, principalmente na Rua do Bom Jesus.  Na mesma área, temos a presença de ingleses (na Praça do Arsenal) e também na Estação Central do Metrô. No Bairro de Santo Antônio, a presença africana na Igreja Rosário dos Pretos.  Há, ainda,  presença portuguesa na Rua do Imperador, em Santo Antônio. Por fim, árabes e libaneses, no Mercado de São José.

Na quarta-feira (11), os inscritos serão conduzidos a um passeio pelo bairro da Soledade, repleto de construções históricas e no qual sobrevivem casarões como aquele, belíssimo, onde funciona a sede da Urb. Outra edificação do roteiro é o Palácio Soledade, hoje sede do Iphan.  Bem juntinho do Palácio,  fica o Santuário de Fátima, outro alvo do Olha! Recife.   O santuário tem importância histórica: é primeiro do mundo construído em homenagem àquela Santa), a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, entre outros. O tour sai às 14h, da Rua Corredor do Bispo (na entrada do Shopping Boa Vista). Os interessados podem se inscrever gratuitamente, a partir desta sexta-feira (6) pelo site www.olharecife.com.br. É solicitado que os participantes levem, no dia do passeio, leite em pó, que será doado para instituições de caridade.

Leia também:
A presença estrangeira na nossa história
Santuário pioneiro é no Recife
Que saudade do apito da locomotiva!
Passeio por 482 anos de história
CurioCidades no Olha! Recife

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

 

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.