Boa Viagem com piche. Que horror!

Como se não bastasse o excesso de lixo (incluindo o plástico) no oceano, ainda aparece mais essa: mancha de óleo em praias da Região Metropolitana, incluindo a nossa queridíssima e maravilhosa Boa Viagem. A Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semas)  tentam descobrir de onde veio o piche que já apareceu em cinco praias de quatro municípios de Pernambuco.

Vai ser preciso identificar as principais correntes marinhas para se ter ideia, pelo menos, de que direção vieram essas manchas de óleo negro. Elas começaram a surgir no domingo e se espalharam na terça-feira (dia 3). E já estão nas praias de Del Chifre (Olinda), Boa Viagem (Recife), Piedade (Jaboatão dos Guararapes), e ainda Gamboa e Cupe (ambas em Ipojuca).

De acordo com o diretor de Controle de Fontes Poluidoras da Cprh, Eduardo Elvino, a suspeita é de que o produto tenha sido atirado em alto mar por algum navio. A prática é vetada em lei. Com a identificação das correntes, segundo Elvino, fica mais fácil saber o navio que fez a referida rota. O diretor informou, ainda, que o piche encontrado nas praias é parte de combustível utilizado em embarcações .

Pela legislação, o produto deve ser descartado nos Portos, onde empresas especializadas recolhem o material, que é de alta combustão. Depois o comercializam para as indústrias. Entretanto, suspeita-se, que alguma embarcação tenha descartado o óleo em alto mar durante a operação de limpeza dos tanques de combustíveis, atividade proibida por lei.  A Cprh lembra que o aparecimento do piche nas praias não está relacionado ao vazamento de água e óleo ocorrido no último dia 26 de agosto, na Refinaria Abreu, em Ipojuca.  Apesar do bafafá, o responsável por esse despejo já foi multado? Vamos aguardar, agora, a multa no navio criminoso.

Leia também:
Boa Viagem ganha exposição de fotos
Plásticos poluem Boa Viagem
Mutirões espontâneos contra o lixo
Boa Viagem: asfalto agora tem dono
A praia de Boa Viagem está limpa?
Ação contra exploração em Boa Viagem
Calçadas para carros em Boa Viagem
Boa Viagem com a cor do PSB
Há risco de tubarão em mar protegido?

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.