Santa Isabel tem “Problemas Inculturais”

O Ideal e a Glória é o nome do espetáculo a ser encenado nessa terça-feira(3), no Teatro Santa Isabel, dentro do projeto educacional Santa Isabel em Cena. A peça, com apenas 30 minutos de duração, será  apresentada a partir das 14h, com entrada  gratuita. E é baseada no livro Do Ideal e da Glória – Problemas Inculturais Brasileiros, do escritor Osman Lins (1924-1978).

O livro foi lançado em 1977, e tem uma série de reflexões sobre o ato de escrever e também sobre sobre as dores e desafios de viver da cultura no Brasil.  Pernambucano, Osman Lins é autor de livros como Os Gestos, O Fiel e a Pedra,  Nove Novena, Avalovara e A Rainha dos Cárceres da Grécia, e de Lisbela e o Prisioneiro (seu texto teatral mais famoso). Em Do Ideal e da Glória, o escritor  se debruça sobre problemas como o empobrecimento cultural, ausência de leitores e a falta de espaço para seus escritores.

A peça é protagonizada pelo ator Edjalma Freitas e tem direção de Quiércles Santana e foi apresentada  pela primeira vez no mês  passado, durante a Semana Hermilo Borba Filho, que foi dedicada a Osman. Os dois eram grandes amigos. O Projeto de Educação Patrimonial – Santa Isabel em Cena é destinado a instituições de ensino, ONGs, centros comunitários, grupos artísticos e demais interessados. Durante o encontro, os visitantes passeiam pelos pavimentos do Teatro de Santa Isabel e tomam contato com sua deslumbrante arquitetura.

Em seguida, assistem a uma apresentação cultural gratuita, com o objetivo de aproximá-los das linguagens artísticas. No mês passado, durante  a Semana Hermilo Borba Filho, Osman Lins também esteve em evidência, quando foi realizada a leitura da peça A Idade dos Homens e encenado o espetáculo Cartas, baseado na longa correspondência trocada entre Hermilo (que morava no Recife) e Osman (que residia em São Paulo). Eles eram grades amigos.

Leia também:
Dois grandes amigos: Hermilo e Osman, em discussão no bairro do Recife
Marcha Fúnebre de Osman Lins tem exibição no Arquivo Público
O mergulho  na obra de Osman Lins
O dia que esqueci que sou repórter
Só dá mulher em Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela e o Prisioneiro está de volta

Serviço
O quê: Projeto Santa Isabel em Cena
Atrações: Visitação e exibição da peça O Ideal e a Glória
Quando: Terça, dia 3
Horário:  14h
Onde: Teatro de Santa Isabel – Praça da República S/N, Santo Antônio
Quanto: 
Entrada gratuita, mediante agendamento.
Para agendamentos de grupos e/ou instituições de ensino enviar e-mail para: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com
Mais informações: (81) 3355-3323

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.