Apipucos ganha farmácia viva

Muito bacanas, a garotada que faz o Movimenta Cine Clube. Mas  aqui me refiro ao Cine Clube Luíla e Pretinha, o  braço daquele movimento maior, e que é o que baixa no meu bairro, Apipucos, na Zona Norte do Recife. Já participei até de reunião, que acontece sempre na sede do Conselho de Moradores. E gostei do que vi. É sempre salutar se reunir, discutir, pensar. É que além da exibição de filmes, da posterior discussão sobre os temas abordados e de estimular a organização comunitária, o Luíla e Pretinha está ajudando a comunidade a implantar uma farmácia viva na sede do Conselho.

No último encontro entre o Movimenta e os moradores, crianças e adultos do bairro colocaram mãos à obra, para cultivo de ervas medicinais. Agora, há ali canteiros com hortelã graúda, artemísia, manjericão,  Sete Dores, Boldo, todas ervas bem populares e bastante utilizadas nas farmácias caseiras, principalmente na forma de chá ou xarope. Os cuidados com a pequena farmácia são colaborativos. O regador fica sob a guarda de Dona Socorro – que mora defronte à sede do Conselho, na Rua dos Caetés,  que praticamente à margem do Açude de Apipucos. E a cada dia um morador se encarrega de regar as plantas. A terra foi doada por integrantes do MST, assim como os alimentos fornecidos para o dia de atividades.

Toda a atividade relativa à farmácia foi conduzida  pelo grupo de trabalho de Soberania Alimentar do Luíla e Pretinha. Bem que o MST pode colaborar com a comunidade, ensinando-a a implantar, também, hortas comunitárias.  Terreno vazio na área até que tem. No mesmo dia do plantio, foi exibido o longa metragem Pachamama, desenho animado que conta a história de um menino que sonha em ser xamã e que sai em busca de uma estatueta sagrada que foi roubada na comunidade onde ele vive, na Cordilheira dos Andes. O filme foi a senha para dar início à discussão sobre a preservação ambiental, mudanças climáticas, amor à natureza, biodiversidade, Amazônia e saberes ancestrais.

Leia também:
Cineclubes: a conexão Brasil Alemanha

Apipucos tem Movimenta Cineclubes: mudanças climáticas em discussão
Bairros ganham Movimenta Cineclubes
Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Cinema vai à escola e praça em Tabira
Cinema, rio e bicicleta em discussão
Esplendor e o cinema para cegos
Açude de Apipucos: toneladas de lixo
Metralhas poluem Apipucos
Cavalos “pastam” em Apipucos
Apipucos pede socorro
Paróquia faz seresta em Apipucos
Festa religiosa em Apipucos

Texto e fotos:  Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.