Dom da Paz, Encruzilhada e São José

Estão bem diversificados os caminhos da edição do Projeto Olha! Recife desta semana. São três passeios, um dos quais de caráter religioso, com incursão à vida do Dom da Paz, como era chamado o Arcebispo Emérito da Arquidiocese  de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara (1909-1999), que ficou internacionalmente conhecido por sua corajosa luta contra a ditadura militar que havia sido implantada no Brasil  no século passado (em 1964).

Com sua voz corajosa, o Dom da Paz denunciou torturas, desaparecimentos de militantes políticos e e transformou-se em porta-voz de pobres e oprimidos. Por conta disso, a simples menção ao seu nome passou a ser vetada pelos censores na imprensa brasileira, embora os jornais do exterior lhe dedicassem amplo espaço. O roteiro passará por locais onde sua imagem se faz presente, como o Memorial Dom Helder Câmara, a Igreja das Fronteiras e Igreja da Sé em Olinda, onde encontra-se seu túmulo. A saída será na Praça do Arsenal, às 14h do sábado (24).  O roteiro será feito em ônibus.

O Olha! Recife vai à Encruzilhada, onde visita o seu popular mercado, um dos mais frequentados do Recife.

Também saindo da Praça do Arsenal, às 9h, o Olha! Recife a pé deste domingo tem como destino o bairro da Encruzilhada, região conhecida pelo seu mercado público,  exemplar em art déco do início do século passado (1924). O bairro é muito importante para a história do transporte público da cidade. Os participantes terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre essas e outras histórias que envolvem  a Encruzilhada.

Já na quarta-feira (28/8), o roteiro do Olha! Recife a pé levará os inscritos para conhecer de perto o Mercado de São José e as belas e curiosas Igrejas localizadas no seu entorno. O roteiro falará um pouco sobre o desenvolvimento daquela região e a importância desses monumentos para o bairro e a cidade. O passeio se inicia na Praça do Arsenal, às 14h. Para participar do Olha! Recife, é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h, desta sexta-feira (23).

Leia também:
Olha!  Recife: roteiro sobre Dom da Paz
“Ditadura nunca mais” 
Público tem aceso a 132 mil documentos
Minha tarde no Olha! Recife
Mercado da Encruzilhada em festa 
Justiça, mercado e encanto dos vitrais
As vacas do sucesso no Olha! Recife
O ferro na arquitetura do Recife
Arquitetura de ferro no Recife

SERVIÇO
Olha! Recife de Ônibus (sábado)
Tema: Circuito Dom Hélder
Dia: 24/08
Hora: 14h
Saída:  Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

Olha! Recife a Pé (domingo)
Tema: Bairro da Encruzilhada
Dia: 25/08
Hora: 9h
Saída:  Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

Olha! Recife a Pé (quarta-feira)
Tema: Mercado de São José e Igrejas arredores
Dia: 28/08
Hora: 14h
Saída:  Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Marcos Pastich e Inaldo Lins / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.