Sinfônica mostra versão inédita de música “Caticum”, de Marlos Nobre

Quem gosta de música clássica já tem para onde ir, na noite da quarta-feira (21). É que a Orquestra Sinfônica do Recife faz mais um concerto no Teatro Santa Isabel. A apresentação está marcada para as 20h, e é gratuita. Mas é preciso chegar uma hora antes para a retirada de ingressos na bilheteria do teatro.

E o concerto tem um motivo bem especial: o titular da OSR, maestro Marlos Nobre, está celebrando seus 80 anos de vida e 60 de carreira em várias apresentações pelo país. Ele escolheu a Sinfonia nº 8, do alemão Antonín Dvorák para a apresentação dessa quarta-feira. E também Canticum, peça de sua autoria.

Segundo o maestro, a Sinfonia nº 8 (em Sol Maior, Opus 88) revela toda a maturidade criativa e técnica de um já maduro Dvorák. Escrita em quatro movimentos, a peça “oscila da pujança à delicadeza”. Isso “com utilização espetacular dos instrumentos de percussão, que infundem uma sonoridade especialíssima a esta Sinfonia, que parece vir da eternidade, elevando-se no tempo com grande serenidade e beleza”, diz Nobre.

Escrita por Marlos Nobre em 2014, Canticum (para orquestra de cordas, Opus 120) será apresentada numa versão inédita, adaptada para grande orquestra de cordas. “A peça tem um caráter grave e até mesmo sombrio que, nesta presente versão para cordas, acentuou-se de forma muito nítida”, diz.  E explica: “Começa nostálgica com os segundos violinos e vai sendo ampliada para toda a orquestra com uma sonoridade cada vez mais robusta. Uma parte central contrastante, de caráter menos dramático, apresenta um novo tema que, igualmente, é explorado em diferentes tessituras nos diversos naipes das cordas. Após este momento culminante e dramático, a obra vai, paulatinamente, acalmando e conclui em um ‘pianíssimo’ com toda a orquestra.”

Leia também:
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andrea Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.