“Preservar é preciso” no Tacaruna

Considerados como templos do consumo, os shopping centers diversificam cada vez mais suas atividades. Oferecem shows gratuitos, exposições, feiras de artesanato ou economia criativa, festivais de gastronomia, de vinhos, de cervejas. E também vêm cedendo espaço para ações educativas em defesa do meio ambiente. Pelo menos, esse é o foco do Sábado Animal, do Projeto TrilogiaBio, que tem como tema “Preservar é Preciso”. A ação ocorre no Shopping Tacaruna no mês de agosto. Sempre aos sábados, a partir das  17h  horas. Programão para a meninada.

O Projeto é coordenado pelo biólogo André Maia, do TrilogiaBio,  entidade parceira da Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh), principalmente na área educativa. O objetivo do  Sábado Animal é estimular a consciência ambiental de crianças e adolescentes. “Nós levamos animais, falamos sobre os hábitos dos mesmos, contamos história e tem ainda a exposição fotográfica de unidades de conservação de Pernambuco”, conta André. De acordo com o biólogo, a presença dos animais no evento auxilia no processo de conhecimento e ajuda a despertar o amor dos pequenos pela natureza. A exposição de fotografias mostra as riquezas da fauna e da flora no estado.

O projeto, além de disseminar informações ambientais, está aberto para a entrega voluntária de animais silvestres. No último sábado (10), foram entregues seis jabutis e uma iguana. Os animais estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres da Cprh,  onde encontram-se sendo avaliados para posterior devolução à natureza, de onde nunca deveriam ter sido retirados. Nos encontros, o biólogo explica às crianças que manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental, a não ser que com a autorização dos órgãos competentes, em caso de criatórios científicos ou com fins comerciais.

“Mas a entrega voluntária dos animais isenta a pessoa do pagamento de multa”, explica o gerente da Cprh, que atua da unidade de gestão da fauna silvestre, Iran Vasconcelos. Portanto, se você tem um jabuti, canário, sabiá, papagaio ou outro animal silvestre, aproveite a oportunidade e faça a entrega. Dependendo do grau de risco do animal, a multa pelo cativeiro varia de R$  500 a R$ 5 mil.  No último sábado, servidores da Cprh falaram sobre o Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú, UC localizado na zona rural de três municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR): Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno. A exposição fotográfica, além das imagens do Refúgio, traz também fotos da Estação Ecológica de Caetés, outra unidade de conservação administrada pela CPRH, localizada em Paulista, no Grande Recife. O Projeto TrilogiaBio acontece todos os sábados de agosto, a partir das 17h, no espaço rooftop do shopping. A entrada é gratuita.

Leia também:
Quati, cobra, coruja e iguana no asfalto
Coruja bate em parede e cai
Cabeça martelando com animais em cativeiro
Dois Irmãos: flores, serpentes e cinema
#JuntospelaBiodiversidade
O Brasil está virando o rei do veneno
Para fugir da chuva com flores
Bailinho Maravilha no Taca Mais Música

Serviço:
O quê: Projeto TrilogiaBio no Shopping Tacaruna
Tema: Sábado Animal, Preservar é preciso
Onde: Rooftop do Tacaruna
Quando: 3,10,17,27 e 31 de agosto
Horário: 17h
Quanto: gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Cprh / Divulgação

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.