Presença inglesa, mamulengo e Brennand movimentam Olha! Recife

O Olha! Recife deste final de semana não vai se limitar à nossa cidade. Vai até Olinda., tendo em vista a presença de visitantes na cidade que participam da décima segunda edição da Semana do Patrimônio. Por esse motivo, o sábado está com roteiro entre as duas cidades, porém de olho nos museus. É que haverá visitas ao Museu do Homem do Nordeste (em Casa Forte, Recife) e ao Mercado Eufrásio Barbosa (em Olinda), no qual funciona o maravilhoso e lúdico Museu do Mamulengo. Diversão certa tanto para adultos quanto para crianças. Imperdível mesmo.

Já o Museu do Homem, que pertence à Fundação Joaquim Nabuco, além do seu acervo habitual, está com exposição comemorativa dos seus 40 anos. São 40 peças que retratam a vida e a história do Nordeste. Há peças expostas com mais de 1.500 anos (urna indígena), passando pelo século 17 (medalha comemorativa da Tomada do Arraial do Bom Jesus, bacia de barbear), joias e artefatos do século 19 (uniforme militar da guerra de Canudos, peças de arte sacra) até o século 20 (bonecas de pano, pífanos, cerâmicas).

No domingo (18), o Olha! Recife a pé mostrará a presença britânica na formação e desenvolvimento da cidade, onde os ingleses chegaram entre os séculos 19 e início do 20, para trabalhar na implantação de obras de eletricidade, linhas férreas, telégrafo e até em saneamento. Será possível conhecer parte da história, passeando pela região central da Capital, passando pela antiga sede da Great Western Telegraph Company, trilhos dos bondes, antigos bancos e outras edificações. O curioso Cemitério dos Ingleses não está incluído, pois foram priorizados locais que ficam no centro do Recife.

Na quarta-feira (21), o tema é o artista plástico – pintor, ceramista, escritor Francisco Brennand. Mas o passeio não será ao Bairro da Várzea, onde fica sua Oficina, que ao longo dos anos transformou em Catedral da Arte. O roteiro será a pé e contemplará o Parque das Esculturas e suas obras em outras partes do Centro (murais, em sua maior parte) Os passeios do projeto Olha! Recife são realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. O objetivo é levar tanto a população local quanto turistas a explorar a história da cidade de forma diferenciada, gratuita e guiada. Para participar é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, nesta sexta (16), a partir das 9h.

Só para se divertir, veja que graça, essa Santa Ceia do Mestre Miro, que também tem peças no Museu do Mamulengo, em Olinda:

 

Leia também:
Resgate do mamulengo pernambucano
Fotógrafos documentam mamulengo
Bonecos fazem a festa em Casa Forte
Dia do Artesão: Viva Miro dos Bonecos
Cemitério desafiou as leis do século 19
História: os pioneiros cemitérios dos ingleses
Arte monumental e natureza generosa

SERVIÇO
Olha! Recife de Ônibus
Tema: Semana do Patrimônio
Dia: 17/08
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé
Tema: Recife Inglês
Dia: 18/08
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé
Tema: Painéis e Murais de Brennand
Dia: 21/08
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto:  Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Alexandre Albuquerque / Arquivo #OxeRecife
Vídeo:  Letícia Lins

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.