Parem de derrubar árvores (190)

Na semana passada, estava tentando checar denúncia de erradicação de uma árvore na Rua Padre Carapuceiro, o que fazia aproveitando minha caminhada matinal, quando me defrontei com mais dois toquinhos, vítimas da motosserra insana: eles ficam na Avenida Boa Viagem, à altura do número 4.000, Edifício Vânia.

Me informaram que os cortes são antigos. Uma árvore, como vocês podem observar, parece não ter mais chance de sobrevivência. Já o outro tronco, na mesma calçada, beneficiou-se do inverno tão generoso e se cobriu e verde. Ele tinha sido atacado pela motosserra insana. Infelizmente tenho visto isso acontecer aqui no Recife, sem que o que restou das árvores seja preservados,, mesmo quando ela dá sinais de renascimento.

Árvore teve tronco serrado, mas está fazendo esforço para sobreviver,, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Às vezes, o planta está começando a renascer, quando é erradicada sem que seja colocado outra árvore no local. Iniciativas recentes como as campanhas Maratona Verde e Bora Plantar ainda não são suficientes para apagar as feridas deixadas pelo arboricídio. Ao #OxeRecife chegam denúncias, também, de árvores erradicadas por particulares, para abrir vagas para automóveis por exemplo.

“Informem o local, que Túlio e José Neves mandam replantar. Só não fazem na Rua Amélia, por temer os empresários”, lamenta Alexandre Malta pelas redes sociais do #OxeRecife. Ele não avisou se mora nos bairro dos Aflitos, onde fica a Rua Amélia, antes um verdadeiro túnel verde. “Comerciantes continuam derrubando árvores e a prefeitura nem a reposição faz. Secretaria passa e falta coragem para enfrentar os empresários”, afirma.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (16)
Parem de derrubar árvores (61)
Parem de derrubar árvores (66)
Parem de derrubar árvores (74)
Parem de derrubar árvores (79)
Parem de derrubar árvores (84)
Parem de derrubar árvores (90)
Parem de derrubar árvores (118)
Parem de derrubar árvores (145)
Parem de derrubar árvores (147)
Parem de derrubar árvores (180)
Parem de derrubar árvores (184)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.