Burle Marx em discussão na UFPE

Tido como um dos maiores paisagistas do mundo e responsável pela criação do paisagismo brasileiro (até então os jardins e praças do país tinham inspiração europeia), Roberto Burle Marx (1909-1994) está em discussão na tarde de hoje, na Universidade Federal de Pernambuco, durante realização do Seminário Semana Seminário Semana Burle Marx : Jardim Histórico E Educação Patrimonial.

O encontro ocorre no Centro de Artes e Comunicação – CAC, entre 13h:30  e 17h:00 dessa quarta-feira (7/8). Contatos podem ser feitos pelo telefone 2126-8311, no Laboratório da Paisagem.O CAC, onde ocorre o Seminário, fica na Avenida da Arquitetura, Cidade Universitária (no próprio campus). O evento é aberto ao público, mas interessa sobretudo a urbanistas, paisagistas, arquitetos e estudantes.

Veja quais serão as palestras: O Manual do Jardineiro como educação patrimonial – Wilson Feitosa e Joelmir Marques; Burle Marx: o jardineiro da América – Ana Rita Sá Carneiro; A gestão da conservação dos jardins de Burle Marx – Lúcia Veras e Onilda Bezerra;  Jardim histórico e educação patrimonial na conservação da Praça Faria Neves – Jônatas Medeiros e Raquel Ferreira; Oficina de paisagismo sobre Jardim Histórico no México – Joelmir Marques, Paulo Nobre, Wilson Feitosa e Thais Santos.; A simbologia das rochas nos jardins históricos de Burle Marx – Risale Neves.

Ana Rita Sá Carneiro é coordenadora do Laboratório de Paisagismo da UFPE. Ela foi quem liderou o movimento para que os jardins deixados por Burle Marx no Recife fossem tombados e posteriormente transformados  em jardins históricos. O famoso paisagistas viveu no Recife na década de 1930,  onde deixou como herança jardins como a Praça do Derby, a Praça Euclides da Cunha e a de Casa Forte (foto), que o primeiro projeto paisagístico de sua carreira.

Leia também:
Burle Marx na caminhada de domingo
Caminhada abre Semana Burle Marx

Trilhas ecológicas lembram Burle Marx
Olha! Recife visita jardins históricos
Detonados, jardins históricos têm apoio
Olha! Recife: Derby no domingo
No rastro das Caminhadas Domingueiras
Aplicativo sobre jardins históricos
Parem de derrubar árvores (41)

 Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.