Parem de derrubar árvores (189)

No final de semana, apesar do tempo feio, estive na praia de Boa Viagem, para checar denúncia de um leitor, quanto à erradicação de uma árvore exuberante, que ficava na Rua Padre Carapuceiro. Como o cidadão não fez nenhuma referência ao endereço exato, decidi caminhar no sentido Avenida Boa Viagem – Shopping Center Recife. Não demorou nada, e me deparei com a cova da árvore na esquina daquela via com a Rua dos Navegantes. Mais precisamente na calçada posterior do Edifício Portugal.

Mais nada sobrou da árvore. Nem mesmo o tronco degolado. Era uma planta popularmente conhecida como “Cabeça de Nêgo”, segundo me informaram ambulantes e flanelinhas que trabalham no quarteirão.  Um deles me disse que  o tronco degolado, com cerca de um metro de altura, passou mais de uma semana esperando a erradicação completa. Não há sinal de que haverá reposição para vegetal de outra espécie, porque não há espaço de alegrete (canteiro) na reconstituição da calçada.  Se há, é tão pequeno, que mal se percebe. Nesta semana, o #OxeRecife recebeu várias mensagens pelas redes sociais, todas em protesto contra a forma como o patrimônio verde do Recife é tratado.

 “Continuam derrubando? Chamo essas criaturas de marginais da natureza”, afirma Ingrid Eleonore Luck. “Comerciantes continuam derrubando árvores. Prefeitura nem a reposição faz. Secretários passam, mas falta coragem para enfrentar os empresários”, afirma outro leitor, Alexandre Malta, provavelmente referindo-se a galerias e estabelecimentos comerciais que cortam as árvores para abrir vagas em seus estacionamentos.

“Muita tristeza com o que ocorre com o nosso verde”, afirma Eveline Valença. “Crime”, completa. A indignação dos leitores recifenses tem sua razão de ser. Porque, pelo menos é o que parece, há uma falta completa de cuidado na poda das árvores. Chegam para a poda, e a motosserra insana só deixa mesmo o talo. Resulta no arboricídio. Porque muitas árvores, mas muitas mesmo, terminam morrendo porque ficam com zero folha para realização da fotossíntese, tão fundamental para a sobrevivência das plantas.

Leia mais:
Parem de derrubar árvores (16)
Parem de derrubar árvores (61)
Parem de derrubar árvores (66)
Parem de derrubar árvores (74)
Parem de derrubar árvores (79)
Parem de derrubar árvores (84)
Parem de derrubar árvores (90)
Parem de derrubar árvores (118)
Parem de derrubar árvores (145)
Parem de derrubar árvores (147)
Parem de derrubar árvores (180)
Parem de derrubar árvores (184)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.