Parem de derrubar árvores (188)

Na última quarta-feira, fazia minha caminhada matinal, quando me defrontei com um galho caído de uma árvore, na esquina da Rua Joseph Turton com a Estrada do Arraial, no bairro da Tamarineira, bem pertinho de Casa Amarela. É natural que, em tempo de tanto vento e chuva, tombem algumas plantas ou mesmo caiam parte dos seus galhos.  Ao retornar, havia um caminhão da Emlurb, com equipe para fazer a remoção do entulho.

Antes de passar de volta no local, estava ouvindo à distância, o barulho da motosserra insana. Mas ao me aproximar da equipe em ação, indaguei que serviço seria feito ali: “só poda”, respondeu-me um dos homens que trabalhavam na área. Segui despreocupada pelo meu caminho para Casa Forte, de onde tinha partido para andar. Na noite de sexta-feira, me telefona uma uma moradora daquela rua, para me informar que guilhotinaram tudo e que só restava na calçada o pó de serra com seu cheiro de madeira verde moída.

Aproveitei o final de semana para checar o serviço. Mas se aquilo é chamado de “poda” não vai restar mais nenhuma árvore nas ruas do Recife. Não sobrou nada, mas nada mesmo da pobre planta, só um toquinho, como vocês podem observar na foto. “Estava perto local e estranhei o clarão que não existia ali, quando andei mais um pouco, percebi que a árvore tinha sido erradicada”, informa a leitora do #OxeRecife que pediu para não se identificar. Ela, como eu e grande parte da população do Recife e se preocupa com a política de “arborização” adotada na cidade. E que, como eu, ama as árvores. Vez por outra, a moradora da Zona Norte envia informações ao Blog dando conta de cenas de arboricídio. Dá muita tristeza contemplar ações como essa da Estrada do Arraial. O pior é que, na grande maioria, não se vê reposição. E haja aumento de temperatura!

Leia também:
Parem de derrubar árvores (06)
Parem de derrubar árvores (14)
Parem de derrubar árvores (15)
Parem de derrubar árvores (30) 
Parem de derrubar árvores (36)
Parem de derrubar árvores (49)
Parem de derrubar árvores (56)
Parem de derrubar árvores (85)
Parem de derrubar árvores (100)
Parem de derrubar árvores (102)
Parem de derrubar árvores (112)
Parem de derrubar árvores (124)
Parem de derrubar árvores (139)
Parem de derrubar árvores (141)
Parem de derrubar árvores (149)  
Parem de derrubar árvores (171)
Parem de derrubar árvores (166)

Parem de derrubar árvores (173)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Um comentário

  1. Com o temos dos órgãos competentes de enfrentar empresários, muitos responsáveis pelo tombamento, a desertificação toma conta de nossa cidade, na Rua Amelia, antes Alameda, tivemos 3 oitizeiros seculares “tombados”, a Prefeitura repos apenas um, graças a campanha do grupo “Amamos Recife de coração” Os espaços nas calçadas são rapidamente fechados.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.