Burle Marx na caminhada de domingo

Neste final de semana, teremos mais uma edição das nossas Caminhadas Domingueiras, que tanto contribuem para que conheçamos melhor o Recife: a história, a arquitetura, a evolução urbana. E também os seus parques e jardins.  A de domingo (4/8) –  mais uma vez capitaneada pelo arquiteto, urbanista e consultor Francisco Cunha – será dedicada a um paisagista, que é considerado um dos mais importantes do século 20 não só no Brasil, mas no mundo: Burle Marx (1909 – 1994).

Burle Marx nasceu em São Paulo, mas passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro. Na juventude, residiu no Recife, onde  deixou sua assinatura em vários jardins e praças, incluindo a de Casa Forte, que vem a ser o seu primeiro projeto paisagístico. O roteiro a ser percorrido no domingo se inscreve entre as comemorações da Décima Primeira Semana Burle Marx, que só se encerra no próximo dia 23 de agosto.

O percurso começa na Praça do Derby, passa pela Praça Euclides da Cunha e termina na de Casa Forte, três dos projetos mais conhecidos do paisagista no Recife. As três praças têm características distintas, e em uma delas – a de Casa Forte – as vitórias régias que fizeram história só existem na lembrança dos moradores mais antigos.

Todas as atividades oferecidas na Semana Burle Marx são gratuitas e contemplam, além da caminhada, seminário, exposição, excursão do Projeto Olha! Recife, e oficinas que incluem o uso medicinal de plantas e a extração de pigmentos naturais. Infelizmente muitas das praças que foram projetadas ou reformadas por Burle Marx, incluindo os chamados jardins históricos, não encontram-se tão preservados como deveriam. Vamos torcer para que ganhem um tratamento melhor. A caminhada de amanhã será realizada em parceria com a Prefeitura, dentro das comemorações da Semana Burle Marx.

Grupo Caminhadas Domingueiras visita Derby, Benfica e Casa Forte (foto), no domingo: jardins de Burle Marx.

Leia também:
Trilhas ecológicas lembram Burle Marx
Olha! Recife visita jardins históricos
Detonados, jardins históricos têm apoio
Olha! Recife: Derby no domingo
No rastro das Caminhadas Domingueiras
Aplicativo sobre jardins históricos
Parem de derrubar árvores (41)

SERVIÇO
Programação do final de semana dedicada a Burle Marx:
 

Praça do Derby, Domingo, 4
Caminhada domingueira, com o consultor Francisco da Cunha
8h – Concentração
Onde – Praça do Derby, ao lado do Jardim dos Amores
Percurso – Praça do Derby, Praça Euclides da Cunha, Praça de Casa Forte

Jardim Botânico do Recife, Domingo (04)
9h – Exposição De Plantas Ornamentais – Manhã e Tarde
9h30 – Um Jardim Pra Burle Marx. Oficina De Prosa, Poesia E Papelão, Com Flávia Gomes11h – Esquete Teatral – Burle Marx: Um Artista De Jardins.
14h – O Poeta Das Plantas. Sarau Ambiental Com Felipe Júnior, Flávia Gomes e Talis Ribeiro
14h30 – Minha Primeira Coleção. Oficina De Mudas Com Danielson Holanda

Museu da Cidade do Recife, domingo, 4 de agosto
Oficina Estampas verdinhas
Horário: 10h
O quê: Oficina de estamparia em camisetas para crianças com base em desenhos de Burle Marx. Para participar, é preciso levar uma camisa lisa, que será estampada durante a oficina. Se preferir, neste dia, o Museu também estará vendendo camisas de cor branca em sua lojinha pelo valor de R$ 20.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Letícia Lins e Divulgação /Caminhadas Domingueiras

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.