Olha! Recife explora arquitetura da cidade: o estilo eclético e o neoclássico

Os roteiros do Olha! Recife desta semana estão bem didáticos. E podem ser uma boa para quem quer conhecer melhor os estilos arquitetônicos da nossa cidade, que são bem variados. Temos o colonial, o neoclássico, o eclético, o art noveau, o art déco, o moderno e por aí vai. Então, é calçar sapatos confortáveis e cair nas ruas. Porque os dois caminhos serão feitos a pé. E, com certeza, você vai ter muito o que aprender. E, também, muito o que ver.

O Olha! Recife  é o projeto de sensibilização turística da Prefeitura, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. E que tem o objetivo de oferecer passeios alternativos e gratuitos aos recifenses e também para turistas. Nas duas  próximas edições, serão percorridos dois daqueles estilos: o eclético (foto acima), no domingo,4; e o neoclássico (foto abaixo), na quarta, 7. No domingo, o Olha! Recife a pé levará os participantes para ver de perto o ecletismo, um dos vários estilos arquitetônicos que a cidade do Recife absorveu durante a primeira década do século 19 e que ainda marca grande presença no centro da cidade, em bairros como o Recife e o da Boa Vista.

Prédios como o do Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, está no passeio sobre estilo neoclássico do Olha! Recife.

O roteiro passará, portanto por vias como as avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco e a própria Rua do Bom Jesus, onde são muitos os exemplos da arquitetura eclética. Entre os prédios famosos que integram esse estilo na nossa cidade encontram-se o da Associação Comercial de Pernambuco, Caixa Econômica Cultural, a Galeria Chantecler, a Faculdade de Direito do Recife, entre outros. O ponto de encontro será às 9h do domingo, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Na quarta-feira, o Olha! Recife mostrará a arquitetura no período neoclássico na cidade do Recife. O estilo é conhecido pelo frontão triangular e as colunas gregas. E durou pouco tempo na cidade, cerca de 40 anos, entre 1830 e 1870. O passeio passará pelo Teatro de Santa Isabel, Basílica da Penha, Igreja do Terço, Matriz de São José, Casa da Cultura, Assembleia Legislativa e o Ginásio Pernambucano. A saída será às 14h, também na Praça do Arsenal. Todos os passeios do Olha! Recife são gratuitos e contam com acompanhamento de guias de turismo. As inscrições para os passeios devem ser feitas no site www.olharecife.com.br, nesta sexta-feira (2), às 9h. Para os roteiros desta semana estão sendo solicitadas doações de sardinha em lata ou doce do tipo goiabada. As doações são entregues a instituições de caridade.

Leia também:
Aluga-se um belo prédio na Bom Jesus
O charme dos prédios da Bom Jesus
Lembram dele? O único caso do prédio que teve duas fachadas simultâneas
Olha! Recife: natureza, história e estilo eclético 
Derby: eclético, modernismo e art déco
Os gelos baianos e a Revolução de 1930
Os primeiros das Américas 

SERVIÇO
Olha! Recife a pé (domingo)
Tema: Arquitetura Eclética no bairro do Recife
Dia: 04/08
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

Olha! Recife a pé (quarta-feira)
Tema: Recife Neoclássico
Dia: 07/08
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)
Inscrições: a partir das 9h da sexta-feira, dia 2 de agosto, no site www.olharecife.com.br

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.