Parem de derrubar árvores (187)

Mais uma árvore guilhotinada. Esta fica na Rua Professor Souto Maior, ao lado da horta comunitária de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. É uma tristeza que nossa cidade ostente tantos tocos, tamboretes, troncos degolados, como queiram chamar. A julgar pela inclinação do que restou, pode ter ocorrido um tombamento, queda.

Mas e daí? Caiu, erradica-se, destoca-se o que sobrou e planta-se outra no mesmo local. Como nada disso aconteceu, o #OxeRecife  computa a planta como mais uma vítima da motosserra insana e do arboricídio que marca presença em ruas, parques, jardins e praças do Recife. Infelizmente. Desde que começamos a campanha #ParemDeDerrubarÁrvores, já somam 187 as postagens denunciando essa triste situação.  Como árvore não fala, nós gritamos pelo direito à vida delas.

Sem elas, nós também não viveremos. Ao todo, o #OxeRecife já computou nada menos de 306 árvores que sumiram do mapa na nossa cidade. Todos os registros com foto, data e localização. Ou seja, um trabalho formiguinha, que faço durante minhas caminhadas. Números oficiais indicavam 5 mil erradicações, nos três primeiros anos da atual gestão. Imaginem qual será hoje, então, o volume do arboricídio. Mas números atualizados não são mais divulgados.  Apenas do que se planta… Nos links abaixo, vocês podem conferir a bagaceira que a situação está, só em Casa Amarela, na Zona Norte. A árvore guilhotinada fica em frente à horta implantada por moradores que, em exemplo de cidadania, recuperaram um terreno abandonado pelo poder público onde só existia lixo. Hoje, a área verde é um local de convivência dos moradores. Já tem até um parcão (área para cães).

Leia também:
Parem de derrubar árvores (06)

Parem de derrubar árvores (14)
Parem de derrubar árvores (15)
Parem de derrubar árvores (30) 
Parem de derrubar árvores (36)
Parem de derrubar árvores (49)
Parem de derrubar árvores (56)
Parem de derrubar árvores (85)
Parem de derrubar árvores (100)
Parem de derrubar árvores (102)
Parem de derrubar árvores (112)
Parem de derrubar árvores (124)
Parem de derrubar árvores (139)
Parem de derrubar árvores (141)
Parem de derrubar árvores (149)  
Parem de derrubar árvores (171)
Parem de derrubar árvores (166)

Parem de derrubar árvores (173)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.