Banda Sinfônica reverencia João Gilberto e Bossa Nova no Teatro Santa Isabel

Marquem na sua agenda, um evento imperdível para amanhã à noite: o concerto da :Banda Sinfônica do Recife, que vive um momento especial nessa quarta-feira, 31 de julho. Vai celebrar a vida e a obra de um dos gênios da Música Popular Brasileira: João Gilberto, que faleceu no último dia 6. E executará clássicos da Bossa Nova, na apresentação do mês no Teatro de Santa Isabel. O concerto é gratuito, e está marcado para 20h, com distribuição de ingressos uma hora antes, na bilheteria do local.

Para o maestro Nenéu Liberalquinho, a Bossa Nova é o gênero que mais contribuiu para a evolução da linguagem harmônica da MPB. “Ao lado de gente como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Johnny Alf e Carlos Lyra, João Gilberto colaborou para a criação do estilo, com seu jeito próprio de cantar e de tocar violão, com aquela batida peculiar”, exalta. “Vamos  de clássicos da bossa nova, incluindo a música Chega de saudade (Vinícius de Moraes / Tom Jobim) ,que foi uma das que mais fizeram sucesso na interpretação de João Gilberto”, informa o regente.

Além da citada Chega de saudade,  a BSR  promete um pout pourri com músicas como Manhã de carnaval (Luiz Bonfá),  Samba de verão (Marcos Valle – Paulo S. Valle), Batida diferente (D. Ferreira – M. Einhorn) e Canto de Ossanha (Baden Powell – Vinícius de Moraes), entre outras. Ainda dentro da MPB, a Banda Sinfônica vai brindar o público com Maria Maria (Milton Nascimento – Fernando Brandt), uma das mais belas  músicas do repertório nacional.  Maria Maria compõe o álbum  Clube da Esquina 2, que fez grande sucesso em 1978, e trouxe reconhecimento definitivo para Milton Nascimento.

Ainda na área popular, a Banda Sinfônica lança mão de um sucesso internacional com o qual brindará os amantes do cinema: Seletions from Home Alone também estará no programa. Para os que não lembram, foi a trilha sonora do filme Esqueceram de Mim, com Macaulay Cukin, que fez sucesso no Brasil e no mundo, revelando o talento do então garoto ator.  Mas a música erudita, como sempre ocorre, também não será esquecida no concerto da quarta-feira:  Festival Prelude (Alfred Reed), Pavane for a dead princes (Maurice Ravel) e a Abertura da ópera Fidelio – opus 72b, de Ludwig van Beethoven.

Confira, no vídeo abaixo, uma parte do concerto do mês passado:

Leia também:
Banda Sinfônica lembra Jackson do Pandeiro
Danado de Bom no Santa Isabel
Tico Tico no Fubá no Santa Isabel
Clássicos da MPB e música de cinema
Banda Sinfônica: de Mozart a Pixinguinha
Clássicos, frevo e Bossa Nova

Serviço
Concerto da Banda Sinfônica do Recife
Quarta, dia 31 de julho, às 20h
Teatro de Santa Isabel – Praça da República s/n, Santo Antônio, Recife (PE)
(81) 3355-3323 / 3355-3324
Entrada gratuita – com retirada de ingressos uma hora antes, na bilheteria do teatro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.