Parem de derrubar árvores (186)

É inevitável. Basta caminhar por outras áreas, como fiz nesta semana  – quando a chuva deu uma pequena trégua – para me defrontar com mais uma árvore degolada, nas ruas do Recife. A gente sabe que qualquer ser vivo tem começo, meio e fim. E que as árvores não são eternas. Mas na nossa cidade a degola é muito frequente. E o que é pior, os troncos guilhotinados permanecem meses, anos, nas ruas, sem que tenha sido efetuada a necessária reposição da árvore “erradicada”.

Esse “tamborete” da foto fica na Rua Iapu, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife. E está bem pertinho da esquina com a Avenida Norte, em lugar de grande movimento. Mas parece que ninguém vê isso. Nem se remove o tronco morto nem se planta nada em seu lugar, como é comum observar-se em áreas onde houve ação da motosserra insana. E o arboricídio continua. As podas exageradas e cortes tanto podem ser efetuadas pela Emlurb quanto por equipes da Celpe. E aí, a questão das árvores do Recife termina mesmo virando uma bagunça tão grande que já motivou até audiência na Câmara Municipal e posicionamento do Ministério Público de Pernambuco.

Felizmente, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) do Recife tem se mobilizado para reduzir a proporção dessa tragédia, com eventos como a Maratona Verde, que promoveu plantio de 10 mil mudas. Também promete plantar, em dois anos, 50 000 árvores até o final da atual gestão. Na terça (30/7), uma dessas iniciativas, a Bora Plantar, chega à Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade.

Ao todo, 75 mudas serão plantadas naquela  via, sendo 52 de ipês (branco, roxo e rosa) e 23 sabonetes. A ação será desencadeada próxima à Villa Naro, às 09h, e conta com a mobilização da sociedade civil e dos empresários do local, dentro da campanha Bora Plantar. A Avenida Norte e imediações necessitam, urgente, de árvores.  Até porque a obra de requalificação com um novo canteiro central não contemplou a via com uma só planta. Umazinha, sequer. Bora plantar? É só acionar o telefone 156.

Leia também:
Vem aí a Maratona Verde com 10.000 mudas para o Recife do arboricídio
Maratona Verde já começou
Bora plantar? Chame o 156
Não matem nossas árvores
Recife: 4000 novas árvores em 2018?
Quatro mil árvores eliminadas no Recife?
Recife ficará mais verde até 2021
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Lei para conter arboricídio
Compensação pelo arboricídio
Resistência: não ao arboricídio 
Parem de derrubar árvores (127) 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.