Dois grandes amigos: Hermilo e Osman Lins em debate no Bairro do Recife

Autor, encenador, professor, crítico, diretor e ensaísta. Ricas e diversas são as facetas de Hermilo Borba Filho (1917-1976). Para celebrar a vida e a produção do artista pernambucano, a Prefeitura do Recife apresenta a 17ª edição da Semana Hermilo, que   ocorrerá no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife. Este ano, o evento também homenageia o escritor Osman Lins, pai desta repórter. Os dois escritores eram grande amigos e tinham muitas afinidades, inclusive literárias. A amizade era tão forte,  que nem a distância entre São Paulo e o Recife conseguiu prejudicar. Por longas décadas, mantiveram “amizade epistolar”, como Osman gostava de definir a longa correspondência entre os dois escritores.

As cartas foram reunidas e serão publicadas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), em livro  ser lançado em agosto.  Há alguns dias, houve exibição de Marcha Fúnebre, caso especial escrito por Osman Lins para a TV Globo, na sessão Cinema no Arquivo, no Arquivo Público Estadual, sob a coordenação de Evaldo Costa. Adriano Portela (foto ao lado) foi convidado para falar sobre a obra de Osman. E fala de novo sobre Osman, na quinta (25), quando aborda O Ideal e a Glória, às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho.

A abertura oficial da 17ª edição da Semana Hermilo já ocorreu. Foi no dia 8 de julho, mas a programação será retomada nesta terça (23) e vai até 28 (domingo), no Teatro Hermilo Borba Filho. As atividades são gratuitas e incluem realização de oficinas, leituras comentadas e exibição de espetáculos. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, localizado no Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife. As oficinas de literatura serão ministradas por Lourival Holanda, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), e meu guru literário. Lourival é ensaísta, crítico literário e professor da Pós-Graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para mais informações e inscrições: (81) 3355-3319 ou 3355-3321. Confira a programação, que é gratuita.

Leia também: 
O mergulho  na obra de Osman Lins
O dia que esqueci que sou repórter
Só dá mulher em Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela e o Prisioneiro está de volta
Cobogó das Artes tem curso de férias
Recife Literário com atitude  
O lado editor do escritor Sidney Rocha

Serviço:
O quê: Programação 17ª Semana Hermilo
Quando: 23 a 28 de julho
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142)

Dia 23 de julho (terça-feira)
19h – Abertura oficial
19h30 – Leitura comentada A Idade dos Homens, de Osman Lins, com direção de Carlos Carvalho/Eron Villar e comentários do Prof. Robson Teles

Dia 24 de julho (quarta)
14h às 18h – Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda
19h – Palestra: Hermilo & Osman: dramaturgias em diálogo, com o Prof. Dr. Lourival Holanda

Dia 25 de julho (quinta)
14h às 18h – Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda
19h – Leitura comentada O Ideal e a Glória, de Osman Lins com direção de Quiercles Santana, comentários de Adriano Portela

Dia 26 de julho (sexta)
14h às 18h – Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda.
19h- Roda de Conversa Convívio: Osman e Hermilo, com Leda Alves, Letícia Lins, Tarcísio Pereira e Lourival Holanda

Dia 27 de julho (sábado)
20h – Espetáculo Cartas, Coletivo Caverna, vencedora do Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena

Dia 28 de julho (domingo)
20h – Espetáculo As Cartas, Coletivo Caverna, vencedor do Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena

Leia também:

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.