Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Sinfônica mais antiga do Brasil

Nesses tempos de crise, nada como aproveitar a programação cultural gratuita do Recife. E uma delas é o concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, que se apresenta para o público na próxima quarta-feira (24), quando comemora 89 anos de fundação e de bons serviços prestados à população da cidade.  Como sempre ocorre, o concerto será no Teatro Santa Isabel, às 20h. Fundada em 30 de julho de 1930, ela era chamada de Orquestra Sinfônica de Concertos Populares. E que bom que a OSR está seguindo a tradição, ofertando apresentações gratuitas para o povo. Afinal, acesso à cultura é um direito de todos.

Para assinalar aquela data, o Regente Marlos Nobre escolheu Dança Selvagem, para a abertura. A composição é de Vicente Fittipaldi, fundador e primeiro maestro da OSR. Depois vêm Sinfonia nº 9, em mi menor, Opus 95, também conhecida como Sinfonia do Novo Mundo. A peça do compositor checo Antonín Dvorák é dividida em quatro movimentos: Adagio – Allegro molto, Largo, Molto Vivace e Allegro con fuoco. O concerto da noite de quarta-feira começa às 20h, mas é preciso chegar antes, por volta de 19h, para retirada de ingressos na bilheteria do Teatro.

Para os que não sabem: OSR é considerada a mais antiga orquestra sinfônica em atividade no Brasil, de acordo com a Prefeitura do Recife. Além do fundador, a Orquestra já teve como regentes Mário Câncio (1962-1974); Guedes Peixoto (1975-1984); Eleazar de Carvalho (1985-1988); Eugene Egan (1989); Arlindo Teixeira (1991), Diogo Pacheco (1992); Carlos Veiga (1993-2000) e Osman Giuseppe Gioia (2001-2013).

Também já regeram a OSR, nomes como Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Marlos Nobre, Guerra Peixe – que na década de 1970 atuou como primeiro trompista – Isaac Karabtchevsky.  Músicos famosos também foram recebidos pela Orquestra, a exemplo de solistas como José Siqueira, Artur Moreira Lima e Nelson Freire. Em 5 de abril de 1949, a Orquestra Sinfônica de Pernambuco, antes mantida pelo governo estadual, passou a denominar-se Orquestra Sinfônica do Recife, ficando subordinada à administração municipal.

Leia também:
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven

Serviço
Concertos para Juventude
Data: Terça-feira, 23 de julho
Horário: 10h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Inscrições e informações: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com e (81) 3355-3323

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 24 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Entrada franca
Informações: (81) 3355-3322

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.