Aprenda a diferenciar as cobras que possuem veneno em Dois Irmãos

O tempo chuvoso geralmente não recomenda programação ao ar livre. Mas neste final de semana, a meninada tem mais um motivo para ir ao Parque Estadual de Dois Irmãos (Pedi), uma vez que o Zoológico está oferecendo uma programação especial, destinada a mostrar a pequenos e adultos como os répteis são importantes para a natureza. O evento acontece no Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho e inclui a exposição de serpentes da fauna brasileira e também exóticas.

A exposição e as aulas de educação ambiental são resultantes de parceria entre o Pedi e o Serpentário Mata Sul, que fica no município de Rio Formoso, no Litoral Sul de  Pernambuco. Cobras e lagartos geralmente provocam pavor nas pessoas. Mas eles são importantes para o equilíbrio ambiental, e o objetivo do evento é desmistificar e apresentar ao público uma série de informações sobre esses animais. Entre os bichos em exposição, encontram-se  salamantas, suaçuboia e cobra-de-duas-cabeças. E ainda a curiosa cobra-de-milho albina (foto acima).

No local, também  pode ser observada a jiboia (foto ao lado),  bem conhecida dos brasileiros. E ainda serpentes que ocorrem em países da América do Norte (Estados Unidos), África, Austrália e Ásia. São pítons, cobra-rei-da-Califórnia e cobra-do-milho, além de dois tipos de lagartos: O dragão-barbado e a lagartixa-leopardo. Uma das serpentes da exposição que merece atenção especial do público é a piton-reticulada (Python reticulatus), considerada a maior espécie do mundo.

A piton pode atingir até 11 metros de comprimento, o que equivale a um prédio de quatro andares.   Durante o passeio, o visitante também irá descobrir que nem todos os animais são perigosos, as diferenças entre as espécies peçonhentas ou venenosas, das não peçonhentas, além de informações importantes de como proceder em casos de acidentes com cobras, em áreas urbanas e rurais. Ouu seja, uma verdadeira lição de biologia sobre esses fascinantes animais, que exercem importante papel no controle biológico das matas.

Leia também:
Jacarés liberados em Dois Irmãos
Dois Irmãos: flores, serpentes e cinema
Programação extensa em Dois Irmãos
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho
Veja a flora do Sertão em Dois Irmãos
O refúgio das preguiças perdidas
Mata Atlântica ganha viveiro de 100 mil mudas
Chalé do Prata começa a desabar

Serviço:
O quê: Exposição O Mundo dos Répteis
Quando: sábado (20/7)
Horário: abertura às 9h
Onde: Parque Estadual de Dois Irmãos (no Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho) Quanto: R$ 3, ingresso vendido na entrada da exposição, separadamente do ingresso do Parque (
 Visitantes com mais de 60 anos, crianças até um metro de altura e pessoas com deficiência e seus acompanhantes não pagam)
Ingresso do Parque: Preço único de R$ 2,00 por pessoa – A entrada é gratuita para visitantes com mais de 60 anos, crianças até um metro de altura e pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
Como chegar: Parque de Dois Irmãos – Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife – PE. Funcionamento: 9h às 16h – Informações: 81 3184-7754

Texto:  Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Lu Rocha/ Divulgação/ Semas

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.