MPB e clássicos no Festival de Inverno

Com trabalho de destaque em defensa da divulgação de música de qualidade, o Conservatório Pernambucano de Música marca presença no 29º Festival de Inverno de Garanhuns, que vai até o próximo dia 27 de julho. O CPM está com programação imperdível e suas apresentações  ocorrem  na Catedral de Santo Antônio, que fica na Avenida Santo Antônio, no Centro daquele município, localizado a 230 quilômetros do Recife. Há destaque para a música erudita e para composições dos grandes nomes da MPB, como Chico Buarque.

“Esta é uma oportunidade para o público conhecer a história da música brasileira, através de artistas jovens e veteranos. Buscamos a melhor música brasileira, seja erudita ou popular, lembrando compositores e intérpretes injustamente relegados ao esquecimento, mas fundamentais para a compreensão do que é a verdadeira arte musical do Brasil”, diz Roseane Hazin, Gerente Geral do Conservatório, à frente do qual não mede esforço para democratizar o acesso do público ao melhor de música nacional e internacional. “Neste ano, o FIG homenageia Jackson do Pandeiro, e nós pedimos licença para estender as homenagens para Villa-Lobos, pelos 60 anos de sua morte; Chico Buarque, pelos seus 75 anos; e para o caruaruense Luiz Vieira, que completa 90 anos este ano” destaca ela. A homenagem a Luiz Vieira, aliás, marcou a abertura da programação do CPM.

Na sexta-feira (19), a partir das 16h, a Orquestra de Câmara de Pernambuco presta homenagem aos 60 anos da morte de Heitor Villa-Lobos ( executando Bachianas Brasileiras número 2 e Trenzinho Caipira, entre outros).  Mas a segunda parte do concerto está reservada para Árias de ópera de Gioachino Rossini, Giacomo Puccini e Georges Bizet. Às 21h, é a vez do cantor recifense Airton Montarroyos lançar Um Mergulho no Nada, seu segundo disco.  No sábado (20), o ponto alto da programação de sábado (20) é o concerto do SaGRAMA com o artista Antônio Nóbrega.

A apresentação do sábado, às 16h, mescla composições do grupo (Banana machucada, Batata doce e Presepada) E também de Antônio Nóbrega  (Poeta não cala, O rei e o palhaço e Chegança,).  O grupo tem nove discos gravados e vendidos dentro e fora do país. Nascido em Recife, Antônio Nóbrega integrou o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música, entre eles Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Madeira Que Cupim Não Rói, e Pernambuco Falando para o Mundo. Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países.

No mesmo dia, às 21h, Chico Buarque de Hollanda é homenageado pelos seus 75 anos no show Buarqueanas, do saxofonista e flautista Alexandre Caldi, acompanhado pelo quarteto de cordas Encore. Alexandre selecionou canções que Chico Buarque fez sozinho e se inspirou a criar arranjos livres e ousados que corroboram a força e a beleza das melodias de Chico, mesmo sem as letras. Da sofisticada Joana Francesa e da A Ostra e o Vento à carnavalesca marcha-rancho Noite dos Mascarados. Ou seja, uma viagem musical pelo lirismo do grande compositor. O 29º Festival de Inverno de Garanhuns  começou na quinta (18) e vai até 27 de julho, com programação em 21 polos montados em praças, parques, pavilhões, teatro, cinema e catedral, pelas ruas e em diversos outros espaços da cidade. Este ano, o FIG homenageia o centenário do artista paraibano Jackson do Pandeiro, ícone da cultura popular nordestina e brasileira. Veja a programação dos dias 19 e 20.

Leia também:
Violeiros, cantadores e poetas em Feira
Música no Palácio tem tributo a Nat King Cole
Festival de Música Instrumental no CPM
Música no Palácio atrai bikes e andantes
Música portuguesa com certeza
Vivaldi e As Quatro Estações no Pátio

SERVIÇO
Conservatório Pernambucano de Música no 29º FIG – De quinta-feira (18) a sábado (27), a partir das 16h, na Catedral de Santo Antônio (Av. Santo Antônio, 5, Centro, Garanhuns). Evento aberto ao público.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 19
16h – ORQUESTRA DE CÂMARA DE PERNAMBUCO

Solista: CARMEN MONARCHA (Soprano)
Regência: José Renato Accioly
HOMENAGEM A VILLA-LOBOS E ÁRIAS DE ÓPERAS
21h – AYRTON MONTARROYOS
Violão 7 cordas: Vinícius Sarmento
SHOW “UM MERGULHO NO NADA”

Sábado, 20
16h – SaGRAMA e ANTONIO NÓBREGA
21h – ALEXANDRE CALDI e QUARTETO ENCORE
SHOW “BUARQUEANAS”

Veja o vídeo, com um pouco de concerto recente do Quarteto Encore. Mas em Garanhuns, o clássico cederá lugar ao repertório de Chico Buarque. No erudito ou no popular, o Grupo é dez.

Texto e vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife 
Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.