Sessão Recife Nostalgia: a coroação da Rainha do Recife e de Pernambuco

Engana-se quem pensa que a procissão de hoje encerra os festejos de 2019 em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife. No próximo dia 21 de setembro, as ruas do Centro ganham novo cortejo, que fará o percurso entre o Convento do Carmo (no Bairro de Santo Antônio) e a Faculdade de Direito do Recife (na Boa Vista). O evento servirá para assinalar o transcurso da data em que a imagem da santa recebeu coroação canônica, sendo transformada em Rainha do Recife e de Pernambuco. A distinção, concedida pelo Papa Bento XV, foi recebida nos jardins da FDR (foto) que, ainda hoje, ostenta placa assinalando cerimônia tão importante para a comunidade católica da cidade.

O pedido para que a imagem fosse coroada foi feito em abaixo-assinado enviado em 1909 ao Vaticano, quando Nossa Senhora do Carmo foi reconhecida como Padroeira do Recife. E seria atendido dez anos depois pelo Papa.  Por esse motivo, em setembro, haverá procissão para comemorar o centenário da coroação canônica até a histórica FDR (foto ao lado). Antes da imagem de Nossa Senhora do Carmo, apenas a Nossa Senhora de Aparecida já havia recebido o mesmo título, o que ocorreu em 1908.

Ou seja, um ano antes da  remessa da carta enviada por pernambucanos ao Papa, pedindo a coroação da nossa Padroeira, como Rainha do Recife e de Pernambuco. Ao receber a distinção, a imagem de Nossa Senhora do Carmo recebeu uma coroa de ouro, custeada pela comunidade católica. O adereço pesa três quilos.   A imagem coroada há cem anos é a mesma que fica em exposição nas instalações da ordem carmelita no Recife. Ela tem 2,2 metros de altura, pesa 250 quilos e foi restaurada em 2018, com recursos arrecadados entre os fiéis. O trabalho de restauração custou R$ 140 mil.

Toda essa história de mobilização, devoção e fé será relatada em detalhes em livro assinado pelo historiador e frade Cristiano Garcia. O livro, editado pela Cepe  (Companhia Editora de Pernambuco) será lançado em agosto, quando acontece no Recife o Segundo Congresso Mariano Mariológico, no Convento Carmelita. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site: pcp.org.br/congressomariano Simone Oliveira Assessoria de Comunicação e Imprensa (81) 9 9961.6320.

Leia também:
Procissão terá três trios elétricos
Festa religiosa movimenta o Recife
Exposição conta história da “Rainha do Recife”
Com Hans, entre o barroco e o rococó
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro da Conceição
Andarapé entre o século 16 e o 21 
Parem de derrubar árvores (48)
Arboricídio, palmeiras e carnaval
Fícus e palmeira imperial sem reposição

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Arquivo da Basílica do Carmo/ Recife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.