Olha! Recife: Natureza, história e estilo eclético

Depois do Jardim Botânico, no último final de semana, o Projeto Olha! Recife volta a levar seus inscritos para mais um contato com a natureza. Dessa vez ao Parque Estadual de Dois Irmãos, onde funciona o zoológico do Recife. O Pedi possui 1.158 hectares, constituindo Unidade de Conservação e Proteção Integral e é o principal pulmão do Recife, com sua área de Mata Atlântica. O passeio será de ônibus, no sábado (17/7), com saída às 9h da Praça do Arsenal. Quem for vai ter oportunidade de ver árvores seculares que compõem um dos biomas mais ameaçados do Brasil. O Pedi – que tinha antes 348 hectares – teve sua área aumentada por decreto do Governador Paulo Câmara (PSB), através de negociação iniciada com pelo seu antecessor já falecido, Eduardo Campos (PSB)

Eu costumo caminhar pelo Pedi, onde gosto de sentir os aromas da natureza. Pena que uma de suas pérolas – o chamado Chalé do Prata, ao lado do Açude do mesmo nome – esteja em estado crítico, com desabamento de telhado e paredes em ruínas, apesar de sua importância histórica. Já no domingo (14/7), o Olha! Recife vai ter um passeio bem completo e esclarecedor pelo Centro. Isso porque fez uma parceria com a Associação Nacional de História, que apresentará tudo sobre a formação da cidade. Durante o roteiro, os participantes passarão pelo Bairro do Recife, Cais do Imperador, Pátio de São Pedro e Mercado de São José, entre outros monumentos ou pontos de interesse histórico e arquitetônico.  A saída será às 14h, na Praça do Arsenal. E o roteiro será a pé.

Na quarta (18/7), a visita será dedicada a um dos mais icônicos prédios do Recife: a sede da Associação Comercial de Pernambuco, que fica de frente para o Marco Zero, no Bairro do Recife. A ACP foi fundada em 1836, e funciona no edifício de estilo eclético, que é um dos cartões postais da cidade. Sua escadaria é trabalhada em ferro. E o prédio conta com várias obras de arte incluindo esculturas, como a de Hermes que, na Grécia Antiga, era considerado patrono dos comerciantes. O local abriga até hoje cofre de dois metros de altura. O edifício da Caixa Cultural, no mesmo estilo, também será visitado. Ela fica ao lado do prédio da ACP.  Esse passeio tem início na Praça do Arsenal, às duas da tarde. Estive recentemente nesse prédio da ACP, lindíssimo – por fora e por dentro – com o Grupo Caminhadas Domingueiras, quando o tema da visita guiada foi o estilo eclético no Recife. Vale a pena sim visitá-lo. Também vale o da Caixa Cultural. As inscrições serão na sexta (12), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br. Os passeios são gratuitos, mas é solicitado que os participantes levem leite ou café em pó, mantimentos que serão doados a instituições de caridade.

Leia também:
Olha! Recife tem programação verde
Olha! Recife: Rio, Santa Isabel e relógios
Olha! Recife: visita a relíquia da história mundial da aviação
Olha! Recife visita jardins históricos
Olha! Recife: palácios e solares
A República e o estilo eclético no Recife

SERVIÇO
Olha! Recife de ônibus (sábado)
Tema: Parque Estadual Dois Irmãos
Dia: 13/07
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (domingo)
Tema: Formação e Transformação do Recife
Dia: 14/07
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (quarta-feira)
Tema: Associação Comercial e Caixa Cultural
Dia: 17/07
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.