Jardim Secreto comemora dois anos

Um dia após a realização do Festival Panela do Jazz, o bucólico bairro do Poço da Panela entra novamente em ebulição no domingo (7/7). É que uma festa ao ar livre celebra os dois anos da criação do Jardim Secreto. Na Zona Norte, é o mais bem sucedido exemplo de  apropriação e recuperação de área pública degradada, por  iniciativa da própria comunidade.

É que o chamado Jardim Secreto – hoje transformado em área verde e de convivência – funciona em um terreno de 3000 metros quadrados, à margem do Rio Capibaribe, onde antes só existia abandono, despejo indevido de lixo, desde o orgânico até metralhas e outros restos de construção. O terreno fica na parte posterior de condomínios de luxo e só servia para criatório de ratos, insetos e até de ponto de encontro de desocupados mal intencionados das redondezas. Hoje tem bancos, gramado, pomar, horta e jardins.

Banquinhos e piso utilizados no Jardim Secreto, no Poço da Panela, são resultado de primeiro “transplante urbano”

O Jardim Secreto fica no final da Rua Marquês de Tamandaré, por trás do Condomínio Vila Pasárgada. Cansados de ver o terreno se degradando e observar a margem do Capibaribe virando montanha de lixo, os moradores se uniram e colocaram mãos à obra. Limparam o  terreno e começaram a transformá-lo em um jardim. Logo, chegou apoio do poder público, via Emlurb, com a retirada, pasmem, de nada menos de 18 caminhões de lixo. A iniciativa cresceu, e ganhou até a simpatia de outros bairros.  No ano passado, foi alvo do primeiro transplante urbano do Recife, recebendo de “herança” bancos, bicicletários e outros equipamentos da última edição da Casa Cor.

Também já é oficialmente reconhecido como Jardim Secreto, através de projeto apresentado e aprovado na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Jaime Asfora (PMDB), um dos simpatizantes da iniciativa. A Festa é aberta ao público. E tem início às nove da manhã (com uma surpresa). Depois vêm: aula de Yoga (pela Integralle Academia), às 10h; Feira Livre do Poço, com comercialização de cervejas artesanais, comidinhas, artesanato e DJ Vitrola (11h); brincadeiras para crianças (13h); Capoeira Meia Lua Inteira, pela Associação de Capoeira (14h); Forró de Chão Batido (15h); Coco de Roda com a Banda Arca Cabocla (16h);  fogueira (18h), Forró do Regente Joaquim (19h); e quadrilha (20h). O acesso é gratuito. Rola algum dinheiro para venda de comidas, bebidas, artigos pessoais. Haverá brincadeiras tradicionais que remetem às quermesses, como o pau de sebo, jogo de argolas e pescaria para crianças. Vamos?

Leia também:
História do Jardim Secreto para crianças 
Sementes que brotam na Zona Norte
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto faz um ano com festa
Primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Gentilezas urbanas do outro lado do rio
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz festa no Poço 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.