“Bora Plantar?” Chame o 156

Pouca gente sabe disso. Mas o Recife conta com um serviço para ajudar  a população a arborizar a cidade. É o Bora Plantar, que disponibiliza o telefone 156 para que qualquer cidadão que solicite o plantio de árvore em área pública próxima à residência ou ao trabalho. Em contrapartida, o morador se compromete a cuidar da muda, regando-a a limpando-a (livrando de matos ou ervas daninhas) para que ela se transforme planta adulta. E dê sombra, oxigênio e contribua para amenizar a temperatura da cidade, onde já são muitas as chamadas ilhas de calor.

A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. O Projeto Bora Plantar foi desencadeado no mês de março, durante o Seminário de Arborização Urbana para a Agenda Climática, que reuniu especialistas no assunto de várias instituições de Pernambuco. Desde março, no entanto, a Smas só recebeu 29 pedidos, o que é muito pouco para as necessidades do Recife do arboricídio. Ou seja, pouca gente deve saber do Bora Plantar. Das 29 solicitações, 14 estão sendo atendidas, mas cinco dessas áreas se mostraram inviáveis para plantio. Um já foi plantada e oito outras encontram-se em andamento, segundo a Smas.

Quem sabe, um dia, o Recife não mais precise de apelos como este, em um muro da Zona Norte que inspirou o #OxeRecife.

O sistema Bora Plantar funciona assim: ”Ao ligar para o 156, o solicitante vai abrir um protocolo para análise, e a partir daí técnicos ambientais da Smas vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas naquela área apontada pelo morador”, informa a Secretaria. E acrescenta: “ Todo o processo demora em média 20 dias e é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio, se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados. O voluntário se torna colaborador na manutenção da nova árvore”. Foi o caso de Claudinei Gomes da Silva, primeiro morador beneficiado com o Bora Plantar. Ele ligou para o 156, recebeu a visita de técnicos, e já está cuidando da plantinha no bairro de Chão de Estrelas. E diz que ao telefonar, recebeu a visita imediata de servidores municipais.

”É importante fazer o plantio porque embeleza o bairro, faz sombra e ajuda a impedir enchentes, o que é ótimo pra nós que moramos à beira do canal. Agora é regar e cuidar”. De acordo com a Semas, o Bora Plantar só não deslanchou ainda, porque a Smas estava com toda a sua estrutura voltada para a Maratona Verde, através da qual o Recife ganhou 10 mil mudas de árvores nativas. Além do plantio, o cidadão também pode solicitar os serviços pelo 156:  de poda; tratamento fitossanitário; análise das raízes; destoca; pontos de confinamento dentre outros.  Quando você ligar, quem vai atender no 156 é a Emlurb. É que no Bora Plantar, a Emlurb e a Semas são parceiras. Ou seja, a Emlurb recebe o telefonema, envia o pedido para Smas, que faz a vistoria, indica a espécie adequada e, depois, a Emlurb leva a muda para plantar. O titular da Smas, José Neves Filho, destaca que o projeto vai ajudar “a conscientizar a população sobre a importância de valorizar e preservar o meio ambiente, em especial as árvores”. Tomara.  E faço votos que as árvores já adultas contem com cuidado melhor, para que as guilhotinas não sejam tão frequentes.  Para o #OxeRecife o Bora Plantar e a Maratona Verde merecem elogios, por conta da intenção das duas iniciativas. Mas o apelo para que Parem de derrubar árvores ainda persiste, porque o que não falta na cidade é um toquinho de ex-árvores em cada esquina.

Leia também:
Vem aí a Maratona Verde com 10000 mudas para o Recife do arboricídio

O Recife vai ficar mais verde até 2021
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Mata Atlântica ganha viveiro para produção de 100 mil mudas
Não matem nossas árvores
Maratona Verde já começou

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Smas/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.