Música portuguesa com certeza

Hoje tem programa bom e de graça, à noite, no Conservatório Pernambucano de Música. É que após passar por quatro continentes, o concerto multimídia Tocando Portugal será apresentado pelo trio português Rumos Ensemble na sede do CPM, em Santo Amaro. O recital reúne músicas e intérpretes portugueses que dialogam com imagens de todas as regiões do país, será  apresentado nessa terça-feira (2), às 19h30, no Auditório Cussy de Almeida, na sede da escola de música. 

“Esta é uma grande oportunidade em que os alunos e professores do Conservatório, assim como quem gosta de boa música, tem de ter contato com músicos internacionais que vem fazendo um trabalho diferenciado e muito bonito. Teremos o prazer de receber na nossa escola um espetáculo que chega pela primeira vez ao Brasil, depois de passar por várias partes do mundo”, destaca a gerente geral do Conservatório Pernambucano de Música, Roseane Hazin.  

O grupo é formado pelos músicos Anne Victorino d’Almeida (foto) , Luís Gomes e João Vasco, traz uma seleção de músicas tradicionais de 10 regiões portuguesas, arranjadas especialmente para trio de violino, clarinete e piano. As canções se alinham com a projeção de filmes inéditos de cada região, mostrando a beleza natural de Portugal e depoimentos de personalidades portuguesas como António Victorino d’Almeida, Graça Morais, Janita Salomé, Carlos Alberto Moniz, Rosa Mota ou Lídia Jorge. A dimensão multimídia desvenda paisagens, cidades, bairros, monumentos, danças, costumes e pessoas, potenciando e reforçando a memória e a identidade coletiva do local.  

O recital se destaca pelo olhar para o patrimônio musical português com uma energia renovadora, contemporânea, porém acessível a todos os tipos de público, do mais erudito ao mais popular. A variedade e caráter eclético dos arranjos, da pertinência da recolha musical, do rigor, precisão técnica e artística dos intérpretes desta formação são o ponto alto do recital.  Veja quem são os músicos portuguesas que se apresentam no CPM: Anne Victorino d’Almeida é violinista, compositora e professora no Conservatório Nacional, onde exerce, atualmente, o cargo de diretora adjunta. Toca regularmente com diversas orquestras nacionais, como a Orquestra Sinfônica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfonietta de Lisboa. Luís Gomes iniciou os seus estudos no Conservatório Nacional, sendo diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa (licenciatura), pelo Conservatório Superior de Roterdão (U.M.), e Mestrado em Psicologia e Pedagogia da Música na F.C.S.H. da Universidade Nova de Lisboa.

Atualmente Gomes é doutorando em Música e musicologia na Universidade de Évora. É professor de clarinete da Escola de Música do Conservatório Nacional e da Universidade de Évora. Luís Gomes é artista Selmer Paris (clarinetes), D’Addario Woodwinds (palhetas) e Wi&Fi (boquilhas).  João Vasco é professor de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional e divide-se entre os palcos, o ensino, a fotografia e o vídeo. É diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, licenciado pela ESML e Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 2010 coordena o departamento de imagem da EMCN. Em 2014 realizou a curta metragem “A Carruagem”, cuja autoria partilha com Anne Victorino d’Almeida, laureada no 9º Concurso do Inatel, apresentada no “Shortfilm Corner” em Cannes e vencedora do “Grand Prix Cinerail” em Paris.

Leia também:
Piano, treminhão e Beto Ortiz em Festival de Música Instrumental
Repertório junino no Música no Palácio
Festival de música instrumental no CPM
Música no Palácio atrai bikes e andantes
Concerto de música barroca no Palácio
Música no Palácio: do chorinho ao frevo
Concerto com harpa no conservatório
Música no Palácio bombou hoje

SERVIÇO
O quê: Recital “Tocando Portugal” com o trio Rumos Ensemble
Quando: Terça-feira (2 de julho), às 19h30, no Auditório 
Cussy de Almeida, na sede do Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro)
Quanto: Evento aberto ao público.

Oficina: Antes da apresentação, os músicos realizam masterclasses de violino e clarinete, das 14h às 17h, na sede do Conservatório Pernambucano de Música. Para participar da masterclass de violino com a professora Anne Victorino d’Almeida, é preciso se inscrever no link: https://bit.ly/2ZSCpEL. Para assistir a aula de clarinete com o professor Luís Gomes, o link de inscrição é: https://bit.ly/2ZVRJRe. As aulas são voltadas para estudantes e profissionais da música.  

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.