Olha! Recife tem ônibus com forró

Quem pensa que os festejos juninos atrapalham o Projeto Olha! Recife está enganado. Ao contrário, o programa de sensibilização turística da capital entrou em ritmo de São João. E tanto é assim, que no sábado  (29) – dia dedicado a São Pedro – tem passeio no BRT Junino, que levará os participantes ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, onde fica o arraial mais tradicional do Recife. De quebra, o pessoal ainda pode conferir o concurso de quadrilhas, que dão um show à parte, nas festas juninas. Veja, no Serviço, os horários e locais de saída dos três passeios, todos gratuitos. O ponto de encontro para a saída do BRT será o Cais do Sertão, na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife.

Já domingo (30), tem tour a pé destinado aos deuses e figuras místicas que integram parte da paisagem arquitetônica da cidade, com caminhada por locais históricos do Recife. A saída do grupo será da Praça do Arsenal, também no bairro do Recife. O horário: 9h.  No roteiro, a Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco, a Ponte Maurício de Nassau, Rua Nova, Praça da República e Parque 13 de Maio, onde o passeio termina. Este passeio será focado nas figuras místicas e até monstros que compõem fachadas de estruturas históricas da cidade.

Basílica do Carmo é uma das atrações do Olha! Recife de quarta-feira: inaugurada em 1720 e festa no mês de julho

Na quarta-feira (3) a temática será a Matriz do Santo Antônio e o Conjunto Carmelita (foto) , no bairro de Santo Antônio, onde ficam dois dos mais importantes exemplares do barroco brasileiro: a Matriz de Santo Antônio e o Conjunto Carmelita. A primeira reabriu recentemente após restauração e tem ricas e finas talhas, pinturas e um conjunto curioso de peças, como as imagens do Reis Magos e de São Jorge em tamanho natural.

Já o Conjunto Carmelita, formado pela Basílica do Carmo e Igreja de Santa Teresa, também possui um deslumbrante acervo de peças banhadas a ouro e painéis representando as vidas dos santos. O passeio terá início na Praça do Arsenal, às 9h. Passeio oportuno, já que em julho aquela região fica em festa, por conta das homenagens à Padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo. Os passeios são gratuitos e acompanhados por guias de turismo. As inscrições abrem às nove horas dessa sexta-feira (28). É solicitado a cada participante a doação de pacotes de leite em pó, que serão doados ao Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (GAC).

Leia também:
O BRT da Festa de São João
Olha! Recife: São Pedro, Santo Antônio e São João
Olha! Recife no BRT Cais do Sertão
Olha! Recife em clima de forró 
Com Hans, entre o barroco e o rococó

Serviço
Olha! Recife Especial BRT do Forró (Sábado)
Tema: São João
Dia: 29/06
Saída: 18h
Saída: Cais do Sertão, no Bairro do Recife (Avenida Alfredo Lisboa, armazém 10, Bairro do Recife)

Olha! Recife a pé (Domingo)
Tema: Deuses, monstros e alegorias
Dia: 30/06
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal, Bairro do Recife

Olha! Recife a pé (Quarta-feira)
Tema: Matriz do Santo Antônio e Conjunto Carmelita
Dia: 03/07
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal, Bairro do Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros e Wesley D´Açmeida/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.