Caminhada do Forró e Festa do Fogo animam Bairro do Recife e Pátio

A festa vai ser boa nessa quinta-feira (27/6). E a melhor opção de hoje nem é o Sítio Trindade, o mais tradicional arraial do Recife. A animação maior vai ser no centro, onde ocorrem dois eventos: a 15ª edição da Caminhada do Forró e a Festa do Fogo. Ambas são manifestações muito bonitas. A primeira acontece no Bairro do Recife, com concentração na Rua da Moeda, a partir das 17h. A segunda ocorre às 19h, no Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio

A Caminhada do Forró, na verdade já devia ter acontecido no dia 13 de junho. Mas foi adiada, devido ao temporal registrado no Recife naquela data. A Caminhada vai homenagear a figura do sanfoneiro e será animada pela Forrovioca, versão junina da Frevioca. Haverá execução de clássicos do repertório nordestino, incluindo músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, que completaria 100 anos em 2019, se vivo fosse. A concentração da Caminhada do Forró é na Rua da Moeda, mas ela seguirá até a Praça do Arsenal, onde no palco, às 20h,  haverá apresentação de sexteto sanfônico, com participação de Cezzinha, Terezinha do Acordeon, Luizinho de Serra, Nenén Oliveira, Zé Bicudo e Derico Alves. Juntos, eles interpretarão clássicos do cancioneiro nordestino como Milonga, Feira de Mangaio e Vida de Viajante.

Terreiros participam da Festa do Fogo, no Pátio, em homenagem a Xangõ, São João para os católicos: belo ritual

A Caminhada do Forró passeia pelas ruas Mariz de Barros, Rio Branco, Bom Jesus até chegar à Praça do Arsenal. O forró continua com apresentações de Petrúcio Amorim, Josildo Sá, André Macambira, Rogério Rangel, Nadia Maia, Andreza Formiga, Irah Caldeira, Pecinho Amorim e Edi Carlos. Também voltam ao palco em apresentação solo: Cezzinha, Luizinho de Serra, Terezinha do Acordeon, Derico Alves e Zé Bicudo.A Caminhada do Forró é uma realização da Acontecer Projetos Culturais e tem patrocínio da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco.

No Pátio de São Pedro, a festa começa a partir das 19h. É a Festa do Fogo, grande celebração ao Orixá Xangô, divindade do Trovão e da Justiça, que corresponde a São João no sincretismo religioso do Nordeste. A Festa do Fogo integra o Ciclo Junino do Recife. É realizada pela Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, com o apoio da Prefeitura do Recife. O fogo, elemento principal de Xangô, é reverenciado na festa. Como parte da cerimônia, os devotos dançam ao redor de uma grande fogueira, exaltando seu o rei com cânticos. Participam também da cerimônia os afoxés Alafin Oyó e Omó Obá Dê. A programação contará ainda com a Feira Quilombar, de arte negra.

Leia também:
Forró no Poço, Sítio e Pátio de São Pedro
Chuva adia Caminhada do Forró e fecha equipamentos culturais no Recife
Capelinha de Melão, é de cravo é de rosa
Festa do Fogo no Pátio de São Pedro 
Procissão dos Santos Juninos: São João verdadeiro
Festa para São João e Xangô no Sítio Trindade, em Casa Amarela
Qual a origem dos bacamarteiros?

Serviço:
Festa do Fogo 2019
Onde: Pátio de São Pedro, Bairro de Santo Antônio
18h – Concentração
19h – Início do Ṣirè
21h – Roda de Ṣàngó
22h – Encerramento do Ṣirè
22h10 – Chegada do Cortejo do Afoxé Alafin Oyó, padrinho dos Afoxés Ọmọ Obá Dê e Obá Ìrókò
23h – Encerramento da Festa do Fogo 2019

Caminhada do Forró
Onde: Bairro do Recife
Concentração Rua da Moeda – 17h
Saída para Praça do Arsenal – 19h (Forrovioca/sanfoneiros)
Início shows Palco Praça do Arsenal – 20h

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.