Forró no Sítio, Poço e Pátio de São Pedro

Na Zona Norte, hoje tem arraiais no Sítio Trindade (que ontem estava ótimo) e no Poço da Panela (que sempre teve vocação para festas de rua). Mas a partir desse domingo (23), o Recife ganha mais um, dessa vez no Centro: o Pátio de São Pedro, um dos mais típicos locais da cidade. E a estreia é com ninguém menos que o homenageado do São João 2019, Nando Cordel. Às 19h, o cantor já estará subindo ao palco.

Depois de Nando Cordel (foto ao lado), o Pátio tem apresentação da Quadrilha Junina Brincant´s Show (17h30), Grupo Pernambucaneando (18h),  Derico Alves (20h), Luizinho da Serra (21h10m) e, por fim, Geraldinho Lins, (22h20).  O Sítio Trindade, por sua vez, vem a ser o arraial mais tradicional do Recife e como ocorre a cada São João, a demanda é grande. Só há dois problemas: o primeiro é que o pavilhão onde se apresentam as quadrilhas ficou pequeno para o público. Tinha gente voltando, porque não as arquibancadas estavam cheias. Eu, inclusive. E também uma amiga, e um montão de gente frustrada.

Transporte também virou um problema. Isso porque a Estrada do Arraial fica interditada, não permitindo o acesso de táxis nem aplicativos. O ponto de táxi é na Rua Ferreira Lopes, ao lado da sede do América Futebol Clube.  Mas após o encerramento da Procissão dos Santos Juninos, o ponto estava vazio. Eu, por exemplo, caminhei até o Hospital Agamenon Magalhães para pegar um TX. O problema é o caminho: calçadas esburacadas à noite, ruas escuras e falta de segurança. O policiamento no interior do Sítio até que estava bom. Mas o de ruas vizinhas… nem ronda tinha. Na minha frente, uma criança quase quebra o pé em um buraco em calçada perto do Sítio e eu só não caí, porque vi a piralha vestida de matuta sendo socorrida pela mãe. Era muita gente na calçada, e não dava para ver onde se pisava. Ou seja, um problema, para quem precisa andar à noite. Se de dia a gente cai nessas calçadas esburacadas, imaginem no escuro, com a iluminação ruim.

Mesmo assim, a festa está valendo a pena. Hoje, no Sítio tem programação infantil com Tio Bruninho (15h40). Bom para a garotada. Depois, a partir das 19h, desfilam pelo palco principal as vozes de Rogério Rangel, Irah Caldeira, Banda Cascabulho e Petrúcio Amorim. Também, no mesmo horário,a Sala de Reboco do Sítio dá início às apresentações com Muniz do Arrasta Pé, Manoelzinho do Acordeon  e Joquinha Gonzaga. Tem, ainda, o Pavilhão das Quadrilhas.

Quem quer assistir às apresentações de quadrilhas,  tem que chegar cedo, pois corre o risco de não assistir ao espetáculo, porque as arquibancadas lotam logo depois das 18h30m. Apresentam-se os grupos quadrilheiros no Sítio: Ska na Roça, Vinil Gonzagueira e Fim de Feira. A partir das 19h30. O Sítio Trindade fica na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A entrada é livre, mas a população está sendo revistada na entrada, o que é uma boa, nesses tempos de violência e de presença de armas em mãos de marginais. E no mais novo arraial oficial do Recife, o do Poço da Panela, tem forró a partir das 19h com Geraldinho Lins. Depois, vêm:  Benil, André Macambira, quadrilha, Balaio de Cheiro e Beleza Pura. O Poço das Artes (Rua Álvaro Macedo, 54) funciona hoje, e está servindo de apoio para muita gente que tem ido ao Poço da Panela. Veja outros locais com arraiais: Morro da Conceição, Barro, Bongi, Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré, Campina do Barreto, Mustardinha, Cajueiro, Arruda, Ambolê e Alto José do Pinho.

Leia também:
Santo Antônio: casamenteiro, soldado, tenente e vereador cassado 
A língua incorrupta de Santo Antônio
Capelinha de melão, é de São João
São João e Xangô no Sítio Trindade, em Casa Amarela
Acorda Povo em Campo Grande
Dia de Procissão dos Santos  Juninos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.