Dia de procissão de santos juninos

Uma das mais bonitas manifestações desse  período acontece nesse sábado (22), na Zona Norte do Recife: a 13ª edição da Procissão dos Santos Juninos, cuja concentração tem início a partir das 16h, no Santuário da Conceição, o alto mais religioso da Capital. De lá, o cortejo deve sair por volta das 18h para o Sítio Trindade. Está prevista a presença de 20 bandeiras para celebrar os santos católicos, que são patronos do ciclo: Santo Antônio, São João, São Pedro e também os nem sempre lembrados, como Santa Isabel, São Paulo e Santana.

São José também terá uma bandeira em sua homenagem. É que embora seu dia seja 19 de março, é na data que se dá início ao plantio de milho, principal produto consumido no São João. As bandeiras que participam da procissão vêm do Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Moreno e Jaboatão dos Guararapes. Às 16h, tem início a concentração dos grupos na praça central do Morro. A partir das 17h, haverá a sagração das bandeiras, feita pelos redentoristas do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Depois da sagração, às 18h, o cantor Josildo Sá celebra a sacralidade da cultura e da maior festa nordestina, cantando Ave Maria Sertaneja.  Em seguida, bandeiras e grupos saem em caminhada Morro abaixo, acompanhados pelos bacamarteiros da Sociedade Bacamarteira do Cabo. As bandas Vereda Tropical (do maestro Lessa), e 90 Graus acompanharão a procissão, executando hinos sacros e dobrados, até a chegada na Avenida Norte, onde a Forrovioca aguardará o cortejo para seguir até o Sítio Trindade.

Na chegada ao Sítio, religiosos, brincantes e bandeiras serão recebidos pelas duas bandas, para entrar no maior arraial da capital ao som do forró. Para abençoar a festa, o andor com os santos juninos permanece no Sítio Trindade até que se apaguem todas as fogueiras, silenciem as sanfonas e sejam dados por encerrados os festejos juninos na cidade.

Leia também:
Não deixe de ir ao Desfile das Bandeiras
Linda, procissão das bandeiras é sábado
Procissão linda e pouco público
Solteira é que não fico: belo espetáculo
Santo Antônio:   casamenteiro, soldado, tenente e vereador cassado
Capelinha de melão, é de São João
A festa e o brilho das quadrilhas

Serviço
Procissão dos Santos Juninos
16h – Concentração ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição
17h – Sagração das bandeiras
18h – Apresentação da Ave Maria Sertaneja e saída do cortejo em direção ao Sítio Trindade, que fica na Estrada do Arraial, em Casa Amarela

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.