Chuva: se precisar, chame o 0800 081 3400

Em viagem no final de semana, foi fácil perceber a consequência das chuvas de junho: rios cheios (foto), canaviais alagados, morros cobertos com plásticos negros em áreas urbanas das cidades da Região Metropolitana e do interior.  No Recife, a  Defesa Civil informa:  desde a última quinta-feira, já somam 335 milímetros de precipitação pluviométrica, o que equivale às chuvas previstas para 27 dias desse mês, cuja média histórica é de 389, 60 milímetros. De acordo com a Prefeitura, a capital registrou nada menos de 60 horas de chuvas desde o último dia 13. É água que não acaba mais.

Por esse motivo, as aulas da rede municipal foram suspensas nessa segunda-feira (17). A previsão é que sejam retomadas na terça. No final de semana, a Prefeitura emitiu avisos para 31 mil moradores  cadastrados em áreas de risco. Estima-se que 9 mil pontos da cidade (a maioria em morros) estejam apresentando algum tipo de perigo.   Nas últimas 48 horas, foram registrados 181 chamados, para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas. Felizmente, até agora nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada nos altos do Recife (embora haja registros, graves, em Camaragibe, Jaboatão e Olinda).  A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

A Prefeitura informa que medidas preventivas nos altos recifenses resultaram em redução de 65,92% no número de deslizamentos entre 2013 e 2019 (até 14/06/2019), em comparação com os sete anos anteriores. E atribui a redução “ao reforço ano a ano da Operação Inverno”. Recife possui mais de 60% de seu território como sendo área de morro. Árvore caindo também é o que não falta: 14, segundo a Emlurb.  As equipes já foram deslocadas para esses locais e quatro dessas ocorrências já foram solucionadas. O órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

Leia também:
Chuva adia Caminhada do Forró e fecha equipamentos culturais do Recife
Eventos adiados devido à chuva
Urgente: adiados Concertos de Outono
Temporada no Pátio adiada devido à chuva 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.