Brasil tem Camiseta Carbono Zero

Notícia importante para o meio ambiente. A primeira camiseta CO2 Zero do Brasil está sendo produzida na Bahia. Pelo menos, é o que assegura a Polo Salvador, confecção localizada na Capital daquele estado e que acaba de ser certificada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecção  e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A entrega do selo ocorreu no dia 13 de junho, na sede da Abit, em São Paulo. Entre 2017 e 2018, a Polo Salvador calculou sua pegada de carbono e decidiu zerar o índice, com a produção de camisetas sustentáveis. Concluído o diagnóstico, uma série de providências foram tomadas. Entre elas: consumo racional de matéria prima, água e energia.

Também foram viabilizados uma série de iniciativas, entre elas, o aproveitamento de retalhos, evitando que os descartes sejam encaminhados para aterros sanitários, onde seriam incinerados gerando dióxido de carbono. No Brasil não há números. Mas calcula-se que nos Estados Unidos, a quantidade de peças de roupas queimadas gerem por ano o equivalente ao emitido por 7, 3 milhões de automóveis. A Polo Salvador viabilizou, ainda, a  utilização adequada de embalagens, uso de tecidos com fibras orgânicas, métodos de produção que não contaminem rios e mares, eliminação de produtos poluentes, como corantes artificiais.

O certificado foi entregue a Hari Hartman, geólogo, especialista em produção limpa e sócio fundador da Polo Salvador. O selo foi entregue em cerimônia na Sede da Abit, em São Paulo, com a presença do Presidente da  Abit (Fernando Pimentel), o Gerente de Negócios da Abnt (Luiz Boschetti); e da Ceo empresa The Planet (Gilda Gomes),que aparecem na foto. Esse pessoal precisa dar uma passadinha no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, para troca de experiências, pois em municípios como Santa Cruz do Capibaribe e Toritama sobram dinheiro, trabalho e emprego. Mas falta sustentabilidade. Como costumo dizer,o #OxeRecife é voltado para a vida da nossa cidade, mas faz questão de dar informações sobre providências em defesa do meio ambiente, porque a natureza é Mãe.  E preservá-la uma obrigação de todos nós. Ela merece.

Leia também:
Nestlé quer embalagem biodegradável
Campanha contra plástico rende prêmio
Quatro milhões a menos de canudos no mercado
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas por foliões em Olinda
Coca-Cola planta 600 mil árvores
Visite o Legado das Águas nas férias

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Polo Salvador

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.