Piano, Treminhão e Beto Ortiz em Festival de Música Instrumental

Último dia para conferir o Nono Festival de Música Instrumental, que acontece no Conservatório Pernambucano de Música, na Avenida João de Barros. A partir das 16h, começa o concerto do pianista Hércules Gomes, considerado um dos mais representativos pianistas da atualidade. Ele se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e música erudita. E interpretará músicas do seu primeiro trabalho solo, Pianismo, lançado em 2013. E também do seu segundo álbum,  No tempo da Chiquinha, em comemoração aos 170 anos da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga, lançado em 2018.

Hércules (foto ao lado) já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior. Entre eles: o Festival Piano, Piano (Buenos Aires, Argentina); o Festival Internacional Jazz Plaza (Havana, Cuba); o Brazilian Music Institute (Miami, EUA), o Festival de Inverno de Campos do Jordão (São Paulo, Brasil); e o Savassi Festival (Belo Horizonte, Brasil). No Brasil foi vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo e do I Prêmio MIMO Instrumental.

Em 2015, Hércules participou do projeto Gravação dos Concertos Cariocas de Radamés Gnattali no qual interpretou o Concerto Carioca nº 2 com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Encerrando a programação do festival, apresenta-se o grupo instrumental Treminhão, que trabalha as influências de outras culturas como a música eletrônica, blues e jazz de forma singular, junto com os ritmos regionais de Pernambuco. A banda é formada por Breno Lira, Ricardo Fraga e Jefferson Cupertino.

O trio vai apresentar as composições dos dois álbuns lançados, Treminhão e Panelada. Gravado no ano de 2005, o CD Treminhão traz 13 composições, direção musical e arranjos assinados pela própria banda. A Panelada, nome que dá título ao segundo CD, tem a mesma essência do primeiro, mas com um tempero novo absorvido pelo grupo: o eletrônico. Também com 13 composições, o álbum conta com arranjos e direção musical autorais da banda. É com muito trabalho e dedicação e que o grupo vem ganhando espaço na mídia e na cena da música instrumental. Em 2011, o trio lançou o primeiro DVD que contou com as participações especiais de Carlos Malta (pífano e sax soprano) e Silvério Pessoa  voz). O concerto tem participação especial de Beto Ortiz.

Leia também:
Música no Palácio atrai bikes e andantes
Festival de Música Instrumental no CPM
“Pernambuco” é meu canto bombou
Repertório junino no Música no Palácio
Cesta de música, MPB e LGTBQI

Serviço
O quê: Nono Festival de Música Instrumental
Quando: Domingo, 16
Horário: 16h
Quem: Hércules Gomes; Treminhão, com participação de Beto Hortis

Onde: Auditório Cussy de Almeida (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro – sede do Conservatório Pernambucano de Música).
Evento aberto ao público.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ CPM

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.