O eterno caboclo sonhador no Plaza

Depois de uma manhã maravilhosa regada a música popular com tratamento erudito do SaGrama – no Projeto Música no Palácio – o recifense tem outra oportunidade de curtir um bom som, na tarde desse domingo (9), também com entrada gratuita. O cantor Maciel Melo se apresenta às 18h nos jardins do Plaza Shopping, em Casa Forte, Zona Norte do Recife. É uma das principais atrações da programação junina daquele centro de compras. E a entrada é de graça.

No sábado (9) foi a vez de Josildo Sá comandar a festa. Uma amiga minha assistiu e disse que foi show de bola. E Maciel promete “incendiar” a plateia hoje, com seu canto e sua verve. Nascido em Iguaraci (no Sertão de Pernambuco), o artista tem mais de 15 Cds gravados e é uma dos astros da música regional no Nordeste. Seu primeiro disco foi lançado em 1989, Desafio das Léguas.

De lá para cá, Maciel só fez crescer sem abrir mão da cultura regional, mas sem limitar o seu forró ao pé de serra. Ou seja, ele moderniza o ritmo mas mantém suas raízes, até porque o caboclo sonhador é a cara e o jeito do Sertão, que faz parte de sua história, da sua alma e do seu canto. “Sou um caboclo sonhador/ Meu senhor, viu? Não queira mudar meu verso/ Se é assim não tem conversa”, e isso é a cara de Maciel. ou seja, sou o que sou, de onde vim. E mais adiante: “Sou devoto do Padre Chico Romão, sou tiete do nosso rei do cangaço”. Maciel é assim, canta as coisas de sua terra.

Lembro-me que, uma vez, conversando com ele sobre as reminiscências da infância, o artista fez referência ao som das rodas do carro de boi. Quem viveu ou passou pelo interior, sabe o barulho que fazem as rodas rústicas de madeira que, infelizmente, vêm sendo substituídas por pneus. “Um dos sons que lembro dos meus tempos de menino era o dos carros de bois, nas estradas da caatinga”, disse-me. “Naquela época, os donos dos carros passavam parafina nas rodas para ver quem fazia o som mais bonito”. Coisa linda essa história, bem característica do repertório de “causos” do nosso eterno caboclo sonhador.

Leia também:
Facilidade para o traje junino no Plaza
Xangai e Maciel Melo em Boa Viagem
Plaza tem arraial com Maciel Melo
Música no Palácio atrai bikes e andantes

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.