Repertório junino no Música no Palácio

O domingo (9 de junho) é mais uma oportunidade para um programa, como sempre, imperdível: o Música no Palácio. Dessa vez o convidado é o Grupo SaGrama, que entra em clima junino, com a execução de baiões, marchinhas, xotes, músicas de quadrilha. A apresentação ocorre no horário de sempre, 10h, com entrada gratuita. De quebra, quem quiser se inscrever na visita guiada, ainda tem a chance de conhecer por dentro o belo edifício onde funciona a sede do Governo de Pernambuco e que fica na Praça da República, onde estão dois outros monumentos da nossa arquitetura: o Teatro Santa Isabel e o Palácio da Justiça.

O Projeto Música no Palácio foi criado em 2015, para assinalar os 85 anos do Conservatório Pernambucano de Música. Mas a iniciativa deu tão certo que, quatro anos depois, faz o maior sucesso entre a população do Recife, que lota o salão térreo do edifício para se deleitar com música da melhor qualidade. Os eventos são mensais, e bombam sempre. Isso mostra que apesar do bombardeio do lixo musical que a gente vê por aí, tem gente sempre atrás de repertório de bom gosto.

De acordo com o CPM além do repertório junino, o SaGrama vai enxertar músicas dos seus nove álbuns, incluindo a trilha sonora do filme O auto da compadecida, assinada pelo grupo. Entre as canções interpretadas estarão Espera Maria, um baião armorial de Luiz Bandeira; Numa sala de reboco, de Luiz Gonzaga e Zé Marcolino; Tampa de pedra e Caboclo sonhador, de Maciel Melo; e pot-pourri de obras do Rei do Baião e marchinhas de arrasta-pé. As composições autorais tocadas na apresentação são assinadas por Sérgio Campelo, Dimas Sedícias e Claudio Moura.

Criado em 1995, o SaGrama surgiu dentro do Conservatório Pernambucano de Música. Com nove profissionais, o grupo executa música popular com a roupagem do erudito e tem influência do movimento armorial e dos ritmos nordestinos, como frevo, baião e caboclinho. Seu oitavo trabalho lançado rendeu o primeiro lugar no Prêmio de Música Brasileira, na categoria regional de melhor CD.  Com o Música no Palácio, a população ganhou um novo espaço musical, em que  o público pode apreciar os mais diversos estilos, seja erudito, popular, vocal ou instrumental.  A atual gestão do CPM tem se caracterizado por iniciativas para democratizar o acesso à música de boa qualidade. O povo gosta. E eu também. Não perco um evento do Música no Palácio, no qual  já cheguei até de roupa molhada, vindo direto da maravilhosa praia de Boa Viagem, depois de uma manhã de domingo de sol.

Leia também:
Saudosismo de musicais lota Palácio
Programa nota 10 me custou só R$ 2
Música no Palácio: do chorinho ao frevo 
Música no Palácio bombou hoje
Elis rediviva duas vezes no Recife
Pernambuco é meu canto bombou
Visite o Palácio e ganhe um concerto

SERVIÇO
O quê: MÚSICA NO PALÁCIO
Quem: Grupo SaGrama
Quando:
Domingo, 9 de junho
Horário: 10h,
Onde: Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, S/N, Santo Antônio)
Quanto: acesso gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.