De volta às “Histórias do Meu Povo”

Durante  2018, o Projeto Histórias do Meu Povo – Edição: Pontos de Cultura circulou por quatro municípios pernambucanos,  com a realização de entrevistas com 46 mestres e mestras da tradição oral. São pessoas idosas que aprenderam seus ofícios e que repassam os fazeres e saberes a filhos e netos através da oralidade. Entre elas, repentistas, bordadeiras, bonequeiras, artesãos, contadoras de história. O resultado das conversas acaba de ganhar duas publicações – em formato de revista e livro –  que terão lançamento nas cidades visitadas, começando por Petrolina, nessa sexta-feira (31).

O projeto, da Liga Empreendimento Criativo, visitou o Sertão (Petrolina), o Agreste (Passira), Zona da Mata (Nazaré da Mata) e Região Metropolitana (Camaragibe). Em Petrolina – a  769 quilômetros do Recife –  o lançamento será no campus  da Universidade de Pernambuco. O livro Histórias do Meu Povo traz coletânea de 118 histórias, criadas através das oficinas de contação e mediação de leitura Retratos de Memória, realizadas pela pedagoga Roma Júlia. A ação contou com parceria de pontos de cultura dos municípios beneficiados com o projeto.Algumas histórias criadas foram gravadas em formato de audiolivro para que pessoas com deficiência visual ou em processo de alfabetização possam ter acesso ao conteúdo. O projeto conta com o incentivo do Funcultura Pernambuco e os lançamentos são gratuitos e aberto ao público.

Todos os mestres entrevistados, os participantes das oficinas de contação de histórias e os Pontos de Cultura receberão o kit contendo revista, livro e audiolivro. Durante os encontros realizados nos cinco municípios, houve, também, o resgate de brincadeiras populares, as chamadas brincadeiras de rua, que estão cada dia mais raras, devido a problemas como violência,a verticalização e trânsito cada dia mais intensos.  O Projeto tem como um dos objetivos preservar a memória de saberes, com poucos ou nenhum registro escrito.

Leia também:
História do Meu Povo vira livro
Aprenda a brincar  como antigamente
Resgate do mamulengo pernambucano
O Mané Gostoso de Saúba
Lia, livro e ciranda no Recife
As mulheres do croché de Macaparana

Serviço:
Petrolina
31/05 (sexta)
Local: UPE – Campus Petrolina
Horário: 14h
Endereço: Rodovia BR 203, Km 2, s/n – Vila Eduardo, Petrolina – PE, 56328-900

Passira
03/06 (segunda)
Local: Escola Municipal Marina Rodrigues Siqueira
Horário: 14h
Endereço: Sítio Chã dos Negros, Passira – PE, CEP: 55650-000

Camaragibe
07/06 (sexta)
Local: Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo
Horário: 14h
Endereço: Rua Guilherme Veloso, 98 – Celeiro das Alegrias Futuras, Timbi, Camaragibe, PE, CEP: 54774-290

Nazaré da Mata
10/06 (segunda)
Local: Associação das Mulheres de Nazaré da Mata
Horário: 14h
Endereço: R. Cel. Manoel Inácio, 129, Nazaré da Mata – PE, 55800-000

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Compartilhe

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.