Olha! Recife visita relíquia da história mundial da aviação: torre do Zeppelin

Depois dos roteiros da semana passada – que incluíram basílicas (com incursão a Jaboatão dos Guararapes) e os casarões próximos ao Rio Capibaribe – o Projeto Olha! Recife preparou quatro passeios entre sábado (1/6) e a próxima quarta-feira (5/6). Um deles inclui visita a um monumento que os recifenses praticamente desconhecem: a torre de atracação de zepelins, uma relíquia mundial da história da aviação. Sim, porque ela é única dos tempos dos fantásticos dirigíveis que ainda está de pé. As utilizadas pelo dirigível que cortava os céus do mundo no início do século passado já viraram ferro velho há tempo. Lembro que soube da sua existência no século passado, quando pesquisadores constataram que só restava ela no Planeta.

Infelizmente a torre fica no interior de um terreno degradado onde, há muito tempo, se fala na implantação de um parque, no bairro do Jiquiá, onde o monumento persiste contra o tempo e o abandono.  Mas nem tudo está perdido: a torre de ferro foi restaurada em 2013, pelo escultor Jobson Figueiredo. Memória: Em maio de 1930, o Graf Zeppelin cruzava o céu do Recife, primeira cidade brasileira a receber a novidade que vinha da Europa. Meus avós falavam muito desse dia. E o escritor Gilberto Freyre chegou a ser escalado como representante do Governo de Pernambuco, para recepcionar os estrangeiros. Na década de 1980, quando trabalhava no Jornal do Brasil, lembro de reportagens que fiz sobre o assunto. Primeiro sobre a torre. Depois, sobre a chegada de remanescentes daquele voo, então já idosos, ao Recife. Eles visitaram a torre,  perdida no matagal, no meio de um terreno de 94 hectares, posteriormente alvo de ocupações irregulares. Lembro-me que cobri a visita. As duas reportagens foram publicadas no saudoso Caderno B do JB, o jornal que mais amei trabalhar na vida.

No século passado, remanescentes da tripulação do Graff Zeppelin vieram ao Recife, para comemorar 50 anos da viagem do dirigível a Pernambuco.

O passeio do Olha! Recife com viagem aos tempos do Zeppelin será de ônibus e sairá às 14h da Praça do Arsenal. Lembrem-se que as inscrições abrem às 9h da sexta, no site www.olharecife.com.br. Na manhã do domingo (2/6), o roteiro será dedicado ao Bairro do Derby, um dos mais charmosos do Recife  – devido às suas praças e proximidade com o Rio Capibaribe – e também à diversidade de sua arquitetura. O Derby surgiu no final do século 19, a partir de uma pista de corrida de cavalos da Sociedade Hípica Derby Clube. Além disso, o bairro tem história, por ter sediado o primeiro mercado público com padrões comparáveis aos shopping-centers de hoje. Tudo por conta da uma figura histórica: Delmiro Gouveia, um empreendedor à frente do seu tempo, que ali também construiu um hotel. O antigo mercado é hoje o quartel geral da PM. O ponto de saída será à frente da agência do Bradesco, na Praça, às 9h.

À tarde do mesmo domingo, o roteiro será musical. Já que o destino é o Música na Igreja, que desde 2013 promove apresentações de música na Igreja Madre de Deus. A atração é Orquestra do Movimento Pró-Criança. O concerto é gratuito e vai contar com apresentações que vão desde Tchaikovsky a Luiz Gonzaga. A apresentação será às 17h. Os  participantes do roteiro da quarta-feira (5/6) vão percorrer a Rua do Imperador, uma das mais ricas e interessantes da cidade. Por lá estão o Convento Franciscano de Santo Antônio (iniciado em 1606), a Capela Dourada (concluída em 1724), o Gabinete Português de Leitura (1909), o Arquivo Público Estadual (1731), entre outros. A caminhada começa às 14h, na Praça do Arsenal.

Leia também:
Basílicas, palacetes e Brasília Teimosa
Olha! Recife: palácios e solares
Derby: eclético, arte déco e modernismo
A República e o estilo eclético no Recife
Caminhada, catamarã, baitera, lua cheia

SERVIÇO
Olha! Recife de Ônibus (sábado)
Tema: Circuito Zeppelin
Dia: 01/06
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife

Olha Recife a pé (domingo)
Tema: Bairro do Derby
Dia: 02/06
Hora: 9h
Saída: Praça do Derby (ao lado do Banco Bradesco)

Olha Recife a pé (quarta-feira)
Tema: Circuito Rua do Imperador
Dia: 05/06
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Música na Igreja (domingo)
Orquestra do Movimento Pró-Criança
Dia: 02/06
Horário: 17h
Local: Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Anita Dubeux/ Cortesia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.