Basílicas, palacetes, Brasília Teimosa

Uma pergunta rápida: Que monumento é esse, lindo, aí da foto acima?  Você pode descobrir nesse final de semana. E é bom se agendar. Porque amanhã é dia de se inscrever para o Olha! Recife,  programa de sensibilização turística do Recife e que na próxima edição se estende até Olinda (Zona Norte) e Jaboatão dos Guararapes (Zona Sul). No roteiro do sábado (25), basílicas do Recife e daquelas duas outras cidades da Região Metropolitana. No domingo (26), um passeio a pé explorará Brasília Teimosa, o bairro recifense cujo nome mais reflete o seu passado de resistência. E na quarta-feira (29), o tema do percurso será Palacetes e Solares do Recife, que sobrevivem em bairros como Aflitos e Graças.

Neste sábado (25), o Circuito das Basílicas será de ônibus. E vai levar os inscritos para alguns dos templos religiosos mais significativos da Região Metropolitana do Recife (RMR). A primeira parada será na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, junto do Colégio Salesiano. O passeio segue rumo à Basílica de São Bento, em Olinda, monumento que integra o complexo barroco do Mosteiro de São Bento, e que levou mais de cem anos sendo construído. A Basílica foi concluída no século 18.  Por fim,  uma visita à Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, não muito conhecida pela população do Recife, mas que, além de ser linda, fica no meio de área verde, remanescente de Mata Atlântica. O templo foi construído em cima de uma gruta, no bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes. O ponto de encontro será a Praça do Arsenal, às 9h do sábado.

Situado na Zona Sul do Recife, entre os bairros do Pina, Boa Viagem e área do Porto do Recife, o bairro de Brasília Teimosa é o destino do domingo. Brasília Teimosa surgiu da ocupação de uma área denominada Areal Novo. A ocupação irregular, em área nobre, à beira-mar, motivou uma batalha entre as autoridades e o movimento popular, no século passado. De manhã, a polícia desmontava os barracos. À noite, os sem teto os erguiam de novo. Como a ocupação se consolidou na mesma época em que era construída Brasília, no governo JK, recebeu  o nome de Brasília Teimosa, hoje um bairro, com direito a ruas asfaltadas e restaurantes que atraem pessoas de todas as classes sociais.

Brasília Teimosa é o bairro que mais simboliza a resistência das massas populares, que o ocuparam no século passado.

O terceiro passeio (a pé) será na quarta-feira (29). E termina com uma novidade. É que após percorrer o roteiro Palácios e Solares pela Avenida Rui Barbosa, com visita a casarões erguidos no século 19, os participantes seguirão para o Museu do Estado, a fim de prestigiar o lançamento do livro Palacetes e Solares, do arquiteto José Luiz da Mota Menezes, que acontecerá nos jardins da instituição.. Este passeio tem saída às 14h, do Parque da Jaqueira (em frente à Capela da Jaqueira). O ponto de encontro será  na Avenida Antônio de Góes, em frente ao JCPM.

A outra opção de passeio a pé será na quarta-feira (29). O roteiro Palácios e Solares será pela Avenida Rui Barbosa, destacando a presença dessas estruturas construídas no século XIX. No final do passeio, os participantes terão a oportunidade de prestigiar o lançamento do livro “Palacetes e Solares”, do arquiteto José Luiz da Mota Menezes, que acontecerá no Museu do Estado. Este passeio tem saída às 14h, do Parque da Jaqueira (em frente à Capela da Jaqueira). As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (24). Todos os passeios do Olha! Recife são gratuitos. Mas como estamos na Semana do Bebê, são solicitados fraldas descartáveis, sabonetes líquidos, pomadas para assaduras, que serão doados a instituições filantrópicas.

Leia também:
Olha! Recife tem catamarã e cemitério
O “milagre” da Igreja dos Milagres
A igreja sem história
A menor igreja de Olinda?
Rua da Conceição e relíquias religiosas
Matriz de Santo Antônio: Xô, vândalos

SERVIÇO
Olha! Recife de Ônibus (sábado)
Tema: Circuito das Basílicas
Dia: 25/05
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Olha Recife a pé (domingo)
Tema: Brasília Teimosa
Dia: 26/05
Hora: 9h30
Saída: Em ao empresarial JCPM, na Avenida Antônio de Góes, no Pina.

Olha Recife a pé (quarta-feira)
Tema: Palácios e Solares
Dia: 29/05
Hora: 14h
Saída: Parque da Jaqueira (em frente à Capela da Jaqueira)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.