Bonecos fazem a festa em Casa Forte

Me perdoem o exagero no uso dos adjetivos. Mas foi uma festa linda, alegre e colorida. Refiro-me ao lançamento do Catálogo do Mamulengo Pernambucano, neste domingo, que atraiu centenas de crianças e adultos aos jardins do Museu Homem do Nordeste, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

O livro, como já disse aqui no #OxeRecife traz fotografias e respectivos telefones de 17 mestres mamulengueiros de Pernambuco. As fotos são assinadas por Hans Von Manteuffel e Alexandre Albuquerque. A festa contou com tudo que tinha direito: barraquinhas com venda de mamulengos, oficinas para confecção de bonecos, performance com os bonecos de Fábio Caio (do Mão Molenga Teatro de Bonecos), e apresentação de peças que agradaram a crianças e adultos.

Aliás, os adultos viram crianças também. Pois muito se divertiram na festa dos bonecos. Curiosas, as crianças pediam para aprender a manipular os mamulengos, e eram logo atendidas pelos mestres bonequeiros. A última apresentação foi do Grupo Bonecartes (de Láercio Pereira), que é o do Recife, onde atua há três décadas, ao longo das quais já encantou crianças por outros estados. Também foram espalhados banners com fotografias dos mestres retratados.

No Catálogo, que tem distribuição gratuita – a parte restante será destinada a escolas – constam 17 mestres das seguintes cidades: Recife (cinco), Olinda (dois), Glória de Goitá (quatro), Igarassu (um), Carpina (um), Pombos (um), Lagoa de Itaenga (um), Caruaru (um). Presentes vários mestres do mamulengo, os dois fotógrafos responsáveis pela publicação, e Fábio Caio ( que os assessorou no mapeamento dos artistas populares).  Romildo Moreira, que é ator e pesquisador da arte popular não compareceu à festa, porque sofreu um acidente, e precisou de repouso.  Mas foi como se estivesse lá. Todos os artistas não esqueceram de citá-lo. Recuperação rápida, Romildo.

Veja, abaixo, vídeo da apresentação do Bonecartes. Quem é o cantor?

Leia também:
Resgate do mamulengo pernambucano
Fotógrafos documentam mamulengos
“Para tocar o coração das pessoas”
A festa mágica dos bonecos

Texto, foto e vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.