Olha! Recife tem catamarã e cemitério

Adivinhe que lugar é este, da foto aí em cima. À primeira vista, a gente até pensa que é uma praça europeia. Ou de alguma metrópole brasileira, devido às suas grandes dimensões (140 mil metros quadrados) e pela presença de tantas árvores. Pois isso aí é nada mais nada menos do que o Cemitério de Santo Amaro, um dos percursos do Olha! Recife deste final de semana. Curioso, não é?  O roteiro acontece no domingo e promete revelar surpresas, como as verdadeiras obras de arte ali encontradas.

Na Europa, muitos cemitérios são visitados por turistas. Em Salvador (BA), o Cemitério dos Ingleses desperta a atenção dos visitantes. O Cemitério de Santo Amaro é o mais tradicional do Recife e seus túmulos seculares são verdadeiras obras de arte. Ele tem 140 mil metros quadrados, chega a receber 18 mil visitantes por mês, e foi inaugurado no século 19.  Possui uma capela em estilo gótico no seu centro. Nele estão sepultados importantes figuras da história, da política, das artes ou da literatura em Pernambuco: Joaquim Nabuco, Manuel Borba, Miguel Arraes, Eduardo Campos, José Isidoro Martins Júnior, Barão de Itamaracá, Vicente do Rego Monteiro. Os túmulos, muitos em mármore de Carrara, chamam a atenção pela imponência. O passeio é domingo. O ponto de encontro é às nove do dia 19, na Praça do Arsenal.

Mercado de São José, um dos exemplos da influência da França na arquitetura do Recife. Copiado do Les Halles (Paris)

Um dia antes, no sábado (18), haverá passeio de Catamarã. Até porque conhecer a cidade por uma nova perspectiva é um dos objetivos do projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.  Pelo Capibaribe, o público conhecerá a cidade sob as pontes, contemplando as belezas naturais e arquitetônicas,  como a beleza da vegetação ciliar natural. A embarcação sai às 9h do Catamaran Tours, que fica no Cais das Cinco Pontas.

Na quarta (22( , o  roteiro a ser percorrido a pé abordará as influências da cultura francesa na arquitetura do Recife. A saída acontece às 14h, da Praça do Arsenal, quando o grupo será levado para uma caminhada pelo centro da cidade passando pelo Marco Zero, Avenida Marquês de Olinda, Praça da República, Teatro de Santa Isabel, Mercado de São José, entre outros. Este roteiro propõe uma viagem no tempo até o século 19, passando pelas localidades que receberam essa forte influência que deixou traços neoclássicos na construção de importantes monumentos históricos, além de ter redesenhado boa parte do centro de nossa cidade.  As inscrições são gratuitas, mas, em celebração à Semana do Bebê, que acontecerá entre os dias 20 e 26 de maio, é sugerido que os inscritos levem um item para bebê para doação, como fraldas descartáveis, sabonete líquido, lenços umedecidos e pomadas para assaduras.As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (17).

Leia também:
Cemitério desafiou as leis do século 19
Caminhadas com atitude. Que tal?
Caminhadas culturais pelo Capibaribe
Conheça melhor o Teatro Santa Isabel

SERVIÇO
Olha! Recife no rio (sábado)
Tema: Recife e suas pontes
Dia: 18/05
Hora: 9h
Saída: Catamaran Tours

Olha! Recife a pé (domingo)
Tema: Cemitério de Santo Amaro
Dia: 19/05
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (quarta-feira)
Tema: Recife Francês
Dia: 22/05
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Marcos Pastich/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.