Livro em defesa da Mata da Pimenteira

Primeira unidade de conservação estadual do Bioma da Caatinga, o Parque Estadual Mata da Pimenteira (Pemp) ganha nessa quinta-feira (16/5), importante ferramenta em sua defesa: o livro Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira, que é uma publicação educativa, sobre a importância de preservação daquela área verde, que tem 887,24 hectares e está inserida na categoria de área de proteção integral.  Entre as espécies de árvores descritas na publicação, encontram-se o umbuzeiro, a baraúna e o juazeiro.

O lançamento, no entanto, não será aqui no Recife. Mas sim no Sertão, onde fica o parque. Mais precisamente na Sala Verde Serra Talhada Sustentável, no Bairro da AABB, que fica no município de Serra Talhada, a 418 quilômetros da nossa capital. O evento acontece às 19h, sendo iniciativa da Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh).  E contará com presença de professores e alunos da rede municipal de ensino. Também haverá programação lúdica, incluindo agentes populares em educação ambiental. A caatinga normalmente associada à paisagem inóspita das secas é, na verdade, um bioma Ú-N-I-C-O no mundo.

Seu poder de regeneração chega a surpreender cientistas estrangeiros. Porque poucas horas de chuva já são suficientes para devolver o verde e as flores à sua paisagem.  A publicação Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira é a quarta a ser lançada pela Cprh, a partir de edital público (2016) que possibilitou a produção de vídeos e livros abordando a história e características de seis unidades de conservação do Estado.

A edição foi produzida pela Avsi Brasil e Plonus Soluções em Engenharia e Meio Ambiente, com coordenação de Maria Angélica Braga Magalhães. E traz não só descrição da flora da Mata da Pimenteira, como conta história abordando a importância da liberdade para os pássaros e os prejuízos que sofre a natureza, quando eles são aprisionados em gaiolas.  Também mostra  a necessidade de preservar os recursos naturais da Mata da Pimenteira, na caatinga pernambucana. O livro tem jogos, passatempos e curiosidades sobre a fauna e flora da região. No lançamento, serão apresentados trabalhos desenvolvidos nas UCs estaduais.

Leia também:
Mata da Pimenteira ganha ação
As flores da caatinga em exposição
Cisternas mudam a vida dos sertanejos
“Mexeu com a natureza mexeu comigo”
Salvem os ipês por favor
Flora do Sertão sofre ameaça
Árvores viram carvão no Sertão
Mais árvores virando carvão
Represa cheia vira praia no Sertão

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Cprh 

Serviço
O quê: Lançamento da publicação educativa “Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira”, da CPRH, com contação de história e participação de Agentes Populares em Educação Ambiental
Quando: Nesta quinta (16), às 19h
Onde:  Na Sala Verde Serra Talhada Sustentável, Praça Antônio de Godoy Peixoto (Pracinha da AABB), Serra Talhada-PE

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.