Educativo, Teatro Móvel chega ao Recife

Proporcionando entretenimento – de forma lúdica e gratuita – o Teatro Móvel estaciona a partir dessa segunda (13/5) na nossa cidade. Mais precisamente na Rua do Observatório, em frente à Praça do Arsenal (foto), no Bairro do Recife. Por que móvel? Porque o teatro é volante mesmo, a bordo de um caminhão que deverá visitar nada menos de  dez estados, incluindo  sete no Nordeste. O objetivo: levar ao universo infantil temas contemporâneos como a cidadania e a igualdade de gênero.

Cerca de 480 estudantes da rede pública de ensino assistirão às enquetes. Trinta escolas serão envolvidas, sendo 21 escolas municipais e 9 escolas de tempo integral.   As apresentações serão no período da manhã e tarde, começando às 14h da segunda-feira (13) e com último show às 10h da sexta (17). Em dois anos, o projeto levou cultura, arte e diversão para mais de 11 mil participantes de 15 cidades e quatro estados. Foram mais de 230 apresentações artísticas. O Teatro Móvel procura fortalecer a identidade cultural da região visitada. No Recife, conta com parceria da Prefeitura.

Durante os meses de maio, junho e agosto de 2019, o projeto visitará Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Mato Grosso. A iniciativa, além de disseminar a vivência da cultura, entretenimento e da boa música, ainda evidencia a arte como um importante agente de transformação social, bem como vetor de desenvolvimento turístico. No Recife, a apresentação será Uma Janela para o Céu, da CIA Realejo.

A  companhia trabalha com a criação de histórias autorais, com o foco nas narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres. De forma lúdica, o grupo busca levar para o universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia, cidades e descobertas do universo infantil. As artistas trabalham com texto, música e objetos cotidianos aos quais atribuem novos significados, buscando a simplicidade estética no contar e apostando na potência do encontro entre elas e a plateia.

Leia também:
Parque da Macaxeira: piano para todos

Serviço
Teatro Móvel
Local: Rua do Observatório, em frente à Praça do Arsenal, no Bairro do Recife
Quanto: de 13 a 17 de maio
Horário: manhã e tarde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inaldo Lins/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.