Vem aí a Maratona Verde, com 10.000 mudas para o Recife do arboricídio

Até que enfim. Finalmente, a Prefeitura parece ter se sensibilizado para o problema da arborização da nossa capital. E anuncia para o próximo mês a Maratona Verde, que será o maior plantio coletivo já realizado no Recife. Pelo menos, é o que informa a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município. De acordo com a Smas, haverá uma mega operação para plantar 10 mil mudas de árvores na primeira quinzena de junho. O trabalho será feito com a ajuda da população, sociedade civil e instituições. E os beneficiados devem ser os principais corredores viários, parques, praças, escolas e equipamentos de saúde. Mas para aderir ao movimento, é preciso se cadastrar no site da Smas (http//meioambiente.recife.pe.gov).

E a operação parece que será sofisticada. As mudas serão entregues em domicílio. Ou seja, nos endereços registrados no site. E chegarão no prazo de uma semana que antecede o evento. “ A apoteose da maratona está marcada para os dias 8 e 9 de junho, reunindo voluntários em pontos estratégicos da cidade, definidos pela equipe de arborização da Smas”, informa nota enviada pela pasta. A ação pretende contribuir para que os moradores se sintam parte “da construção ecológica da cidade e fortaleçam a consciência cidadã sobre a importância das árvores para a sustentabilidade”.  De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, o “plantio histórico”  será composto principalmente por “mudas nativas da Mata Atlântica e espécies adaptadas às condições ambientais do Recife”. Entre as espécies escolhidas, encontram-se: pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó, sendo de pequeno, médio e grande porte.

Para essa mobilização, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizará mudas da sementeira do Jardim Botânico do Recife, além de doações do Viveiro Florestal de Suape e Rotary. A definição dos locais do plantio foi feita por meio de sensoriamento remoto e validação de campo e disponibilizadas na plataforma de gestão da arborização. De acordo com a Smas, o Recife possui 260 mil árvores. Diz, ainda, que foram plantadas 56 mil mudas desde 2013. O que teria aumentado em 28 por cento a cobertura verde da cidade. O problema, no entanto, é que há informações oficiais, já divulgadas pela Emlurb, segundo as quais só 30 por cento dessas mudas sobreviveriam.

Na verdade, o #OxeRecife observa mudas com folhas secas ou atacadas por vândalos. Há exemplos, como o Parque da Macaxeira, onde grande parte de um bosque implantado no ano passado não sobreviveu ao sol e à falta de água. Vamos, no entanto, torcer para que o plantio dê certo, porque uma cidade mais verde é o que a população quer. Não só quer, como precisa. Na Maratona Verde, será preciso que os voluntários não só plantem as mudas, mas que se responsabilizem pelo seu futuro. Porque água que é bom para rega é coisa rara nos espaços públicos verdes do Recife. Tem muita planta morrendo à míngua por aí, sem se falar no festival de troncos decepados, que podem ser vistos por toda a cidade. No entanto, o número de árvores erradicadas virou uma caixa preta. Mas toda a população da cidade é testemunha do arboricídio e da ação da motosserra insana no Recife. E que o  #OxeRecife faz questão de registrar na sua campanha #Paremdederrubarárvores, em defesa da natureza e de uma cidade mais verde.

Leia também:
APP ajuda a monitorar árvores do Recife
Arborização do Recife em discussão
Recife ficará mais verde  até 2021
Verdade ou fake: 50 mil árvores em dois anos
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
 Arboricídio vira caixa preta
Carambola, o milagre do renascimento
Coca-Cola planta 600 mil árvores
Por um milhão de árvores na Amazônia

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.